Policial

Sesab prepara plano de emergência contra o sarampo na Bahia

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) preparou um plano de emergência para alertar os municípios sobre a importância da cobertura vacinal. A Bahia não registrou nenhum caso.

Os recentes casos confirmados de sarampo nos estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro deixaram um alerta para o risco de proliferação da doença pelo País.

De acordo com o coordenador de imunização do estado, Ramon Saavedra, a meta é  alcançar 95% de cobertura. No ano passado, a expectativa do Ministério da Saúde não foi atingida.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto. O Dia D de mobilização nacional será no dia 18. A população alvo desta ação são crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias.

Segundo Saavedra, uma reunião já foi marcada com municípios baianos para discutir formas para alavancar a vacinação em locais com baixa cobertura registrada. “É fundamental manter a cobertura vacinal, para não ocorrer nenhum risco da doença voltar”, disse o coordenador.

O Brasil foi considerado livre do sarampo em 2016 e chegou a receber um certificado de eliminação de circulação do vírus. Atualmente, a doença voltou a ser motivo de preocupação entre os órgãos sanitários, devido aos novos casos e baixa cobertura vacinal.

Na Bahia, a Sesab alerta para alguns fatores como estados com casos confirmados e intenso fluxo turístico. Entretanto, a secretaria não possui um tipo de ação específica para turistas de outros estados ou países.

Saavedra ressalta que as vacinas são referentes a tríplice viral e estão disponíveis na rotina dos postos de saúde para pessoas que estejam no calendário e não tenham o registro da vacina até 49 anos. “A criança depende de um adulto que entenda a responsabilidade de levá-la ao posto”, disse.

“Como forma de intensificar a cobertura vacinal, vamos atuar com ações estratégicas em áreas das comunidades, shoppings e centros comerciais para tentar atingir a meta”, disse Ramon.

Doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e de transmissão contagiosa. Os sintomas da doença são febre alta, tosse, irritação ocular, erupções na pele e corrimento nasal.

Após estes sintomas, geralmente, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, existe um risco elevado no contágio da doença. A única forma de prevenção é por meio da vacinação.

Com informações do A Tarde.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 11 de julho de 2018 10:49

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio