Pais de alunos do distrito de Morrinhos protestam contra a falta de transporte público

Publicado por
Compartilhado

Geovane Santos/Agência Sertão

Vários estudantes residentes em Morrinhos e Ceraíma estão sendo prejudicados com a falta de transporte público estadual. Os motoristas entraram em greve desde o dia 14 de junho e se estendeu até esta terça-feira (17). Segundo informações das diretorias dos Colégios estaduais de Guanambi, as mães dos alunos resolveram protestar e tentaram impedir o transporte municipal que está funcionando normalmente.

O protesto surtiu efeitos, de acordo com informações da diretoria do colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Modelo), os ônibus voltaram a trasportar os alunos na tarde desta quarta-feira (18). A diretora informou que foram disponibilizados ônibus novos, mas alguns alunos não sabiam do retorno e perderam o transporte. O colégio realizará as avaliações perdidas por esses alunos, porém eles serão prejudicados pelos conteúdos das aulas anteriores.

Os distritos de Morrinhos e Ceraíma ainda não disponibilizam o ensino médio, e os alunos que cursam essa etapa precisam se deslocar para os colégios de Guanambi. A Secretaria de Educação informou que uma média de 600 a 700 alunos dos distritos de Mutans, Morrinhos e Ceraíma utilizam o transporte público estadual. Esse total é distribuído em quatro colégios estaduais de Guanambi e um de Mutans.

Os colégios de Guanambi São; Colégio Estadual Idalice Nunes, Colégio Estadual Governador Luis Viana Filho, Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Modelo) e o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP). O de Mutans é o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães.

Todos os estudantes são da rede estadual de ensino, e o Governo Estadual é responsável pelo repasse de verbas. Na matéria feita pela Agência Sertão, publicada no dia 20 de junho, André Brandão responsável pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE) disse que “o governo do estado repassa a verba para o município e a prefeitura, através de uma licitação, contrata uma empresa”.

Ainda de acordo com André, os repasses são efetuados em três meses, a partir do segundo semestre. Nesse caso, ele alega que o montante para o primeiro semestre de 2018 foi repassado para prefeitura; nos meses de setembro, outubro e dezembro de 2017, e só serão efetuados novos repasses em agosto, setembro e novembro de 2018.

A professora Marines Alves, técnica da Secretaria Municipal de Educação e responsável por prestação de contas dos recursos estaduais e federais, explica que “o transporte do ensino médio é feito a partir de um termo de adesão do município com o governo do estado, e esses recursos são repassados em três parcelas, essas parcelas são referentes ao ano em que foram repassadas”. Segundo Marines, esses recursos ainda não foram creditados para 2018, e a previsão é para agosto. A professora esclarece que a prestação de contas é realizada anualmente.

Marines afirma que o município efetuou o pagamento de duas parcelas referentes a 2018 com recursos municipais. De acordo com a técnica, a empresa no ato da licitação é alertada em relação ao sistema de pagamentos, e quando os recursos estaduais são repassados, a prefeitura transfere para empresa de dois a três meses de salário.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de julho de 2018 14:44

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio