Policial

Rui Costa diz que PT pode apoiar outro partido para a disputa presidencial

Publicado por
Compartilhado

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (18) que o PT deve apoiar um nome de outro partido. Essa posição deve ser o plano B, se caso o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Condenado e preso pela Lava Jato, for impedido de ser candidato ao Palácio do Planalto nas eleições 2018.

Costa afirmou que a aproximação de Ciro Gomes (PDT) com o chamado Centrão dificulta uma aliança com ele, mas não descartou o aval ao empresário Josué Gomes da Silva, filiado ao PR,  em uma chapa na qual o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT) seria vice.

“Se Lula não puder ser candidato, temos de encontrar uma solução e um caminho que, na nossa opinião, pode e deve ser alternativa ao PT. A melhor pessoa é o Lula, que tem condições de vencer no primeiro turno. Mas, se ele não puder, acho que não necessariamente o candidato tem de estar filiado ao PT”, insistiu Costa.

Na semana passada, Wagner conversou com Valdemar Costa Neto, chefe do PR, em Brasília. Apelou para que a sigla voltasse a se aliar ao PT como nas eleições de 2002 e 2006, quando Lula foi eleito presidente e José Alencar, vice. Dono da Coteminas, Josué é filho de Alencar, que morreu em 2011.

A proposta de Wagner para Valdemar foi feita sem rodeios. O petista sondou o comandante do PR sobre a possibilidade de Josué ser o candidato, com apoio do PT, caso Lula seja de fato barrado pela Justiça Eleitoral. Nesse cenário, Wagner poderia ser indicado para a vice.

“Mais importante que o partido A, B ou C ou que a vaidade das pessoas é a gente se juntar para reconstruir o Brasil”, disse Costa. Questionado se poderia haver uma dobradinha com Josué como cabeça de chapa e Wagner na vice, o governador foi direto: “Não acho impossível que a gente discuta uma composição.” Costa ponderou, porém, até agora Wagner é pré-candidato do PT ao Senado.

Plano B para o PT

Não é a primeira vez que Costa manifesta sua opinião sobre a necessidade de o PT encontrar um “Plano B”. Em março, por exemplo, ele provocou polêmica ao criticar a cúpula petista por se recusar a planejar uma alternativa de candidatura fora do partido. Na ocasião, a presidente do PT, senadora Gleise Hoffmann (PR), afirmou que a legenda não poderia cair na armadilha de seus adversários.

Agora, as ideias de Costa e Wagner voltam a agitar as fileiras petistas. “Necessariamente, o candidato não precisa ser do PT, mas não há unidade no PT sobre isso. Tem gente que acha que o nome tem de ser do partido”, disse o governador. “Nós achamos que o mais importante é um projeto de reconstrução do Brasil.”

Fonte: Vera Rosa, O Estado de S.Paulo.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de julho de 2018 12:17

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio