Tiago Marques
Na manhã desta segunda-feira (30), 280 novos alunos ingressaram no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Destes, 160 começaram a cursar cursos superiores (Engenharia Agronômica, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e 120 iniciaram cursos técnicos subsequentes (Agricultura e Zootecnia).
Os novos alunos dos cursos superiores foram recepcionados pelos coordenadores de cursos e pela direção do Campus. O Diretor Geral Carlito Barros deu boas-vindas aos estudantes e desejou sucesso na caminhada que se inicia. “O começo de uma nova etapa em nossas vidas costuma vir carregado de dificuldades, no entanto precisamos estar dispostos a encarar as adversidades para conseguirmos aquilo que almejamos”, disse. A professora Normane Mirele, Diretora Acadêmica do Campus, apresentou um histórico da instituição e sua estrutura administrativa e pedagógica.
A palestra de boas-vindas foi ministrada por Iziane Lima, coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Guanambi. Ela falou sobre as oportunidades proporcionadas pelo ensino superior. “A educação muda a vida do estudante, que muda a vida de sua família, que muda a vida da comunidade, que muda a educação. É um processo de construção, desconstrução e evolução”, frisou.
No período da tarde, os estudantes do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma aula inaugural, os alunos dos outros cursos participarão de atividades de acolhimento no decorrer da semana.
Na terça-feira (31), os estudantes dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia tiveram sua aula inaugural. Eles foram apresentados à estrutura do curso e ouviram relatos de experiências de egressos.
Processo Seletivo
Até o início do mês de setembro, o IF Baiano deve divulgar o edital do Processo de Ingresso de Estudantes 2018 para seleção das vagas dos cursos técnicos integrados e subsequentes do ano de 2019. O Campus Guanambi deverá oferecer cerca de 500 vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agroindústria, Agropecuária, Informática para Internet) e nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (Agricultura e Zootecnia).