Tiago Marques | Agência Sertão*
Prefeitos de 18 municípios brasileiros se reuniram em Campinas com representantes da Azul Linhas Aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero. O encontro aconteceu nesta quarta-feria (9), na Universidade Corporativa da Azul em Campinas, no interior de São Paulo. A inciativa de reunir as autoridades e a empresa foi da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
No plano de expansão da companhia aérea estão 33 rotas no interior do país e no exterior. Segundo o presidente do comitê executivo da Azul, José Mário Caprioli dos Santos, a intenção da empresa é expandir as operações para municípios de médio porte ou polos regionais. “municípios menores, que às vezes estão fora do radar da nossa competição, são justamente o nosso interesse”, disse.

O executivo disse ainda que para empresa começar a operar voos comerciais nessas cidades é necessário a adequação e certificação absoluta dos aeródromos. O encontro em Campinas serviu justamente para fazer essa aproximação entre as prefeituras e a empresa, é o que disse o o prefeito de Guarapuava/PR, Cesar Silvestri Filho, vice-presidente de PPPs e Concessões da FNP. “Essa foi uma oportunidade para que pudéssemos entender melhor as condições operacionais, o que precisamos adequar, investir nos nossos aeródromos, quais são as normas que precisam ser respeitadas para que a gente possa concretizar e viabilizar a viação regional”, ponderou.
Pelo menos vinte seis municípios fazem parte do desejo da empresa de expandir suas operações, são eles: Atibaia/SP, Araguaína/TO, Bagé/RS, Balsas/MA, Barretos/SP, Caçador/SC, Caruaru/PE, Catalão/GO, Franca/SP, Guanambi/BA, Guarapuava/PR, Itaituba/PA, Linhares/ES, Macaé/RJ, Mossoró/RN, Paranaguá/PR, Pato Branco/PR, Ponta Porã/MS, Sant’Ana do Livramento/RS, Santos/SP, Serra Talhada/PE, Sobral/CE, Tangará da Serra/MT, Teófilo Otoni/MG, Toledo/PR e Umuarama/PR.
Guanambi na rota
O prefeito de Guanambi Jairo Magalhães esteve presente no encontro, o município está no plano de expansão da empresa desde 2015
Após um período fechado para pousos e decolagens de aeronaves médias e grandes, as operações foram liberadas pelas autoridades aeronáuticas, após a apresentação de um novo Plano Básico de Zona de Proteção de Aeroportos (PBZPA). Nesta quarta-feira (8) foi concluída a licitação para reforma e reforço da pista do aeródromo, em breve deve começar a obra.
Inicialmente, segundo o plano apresentado pela Azul, Guanambi terá um voo direito para o aeroporto de Confins em Belo Horizonte, capital de Minas. No entanto, a inclusão de um voo para a capital Salvador deve iniciar logo depois, pois faz parte do acordo entre a empresa e o Governo do Estado a implantação de voos entre cidades baianas. Em contrapartida a empresa deve receber incentivos fiscais, como no ICMS sobre os combustíveis por exemplo.
*Com informações da Frente Nacional dos Prefeitos