Bahia

Plano de concessão da Fiol prioriza apenas trecho entre Caetité e Ilhéus

Publicado por
Compartilhado

Após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovar o plano de viabilidade técnica e financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Governo deve iniciar a fase de audiências públicas para iniciar o plano de concessão da ferrovia. No entanto, apenas 35% do trecho de 1.527 quilômetros entrará em processo de concessão, estre trecho de 537 Km compreende os municípios de Caetité até Ilhéus.

O trecho em questão é o mais avançado da ferrovia, 75% das obras físicas estão concluídas, a estatal Valec é até então responsável pela obra. A utilização dos trilhos nesse trecho será futuramente para o escoamento da produção de minério de ferro das minas da região de Caetité.  “Vamos nos concentrar neste momento naquilo que efetivamente tem condições de ser viabilizado mais rapidamente”, disse o secretário especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Santos de Vasconcelos ao Estadão.

A proposta de integração da ferrovia, como diz o próprio nome, é de integrar a região à Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, Tocantins. No entanto, o trecho de Caetité a Barreiras está com apenas 21% das obras concluídas, enquanto que o trecho entre Barreiras e Figueirópolis sequer foi iniciado.

As obras da Fiol foram iniciadas há 8 anos, a previsão inicial era de que a obra ficasse pronta em 2013. A construção da ferrovia foi orçada em R$ 4,2 bilhões, entretanto já foram gastos R$ 6,1 bilhões até agora e não previsão para conclusão da obra.

O governo pretende enviar a minuta do edital de concessão do trecho inicial da Fiol ao Tribunal de Contas da União (TCU) até outubro, para fazer o leilão do traçado até dezembro. Segundo o Estadão, entre os principais interessados no projeto estaria a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores empresas chinesas de infraestrutura, além da China Railway Group, conhecida como Grupo Crec. Para viabilizar a ferrovia, o Porto Sul em Ilhéus também precisa ser viabilizado.

Esta postagem foi publicada em 9 de agosto de 2018 12:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Inmet atualizou previsão para todo o Brasil até 22 de maio

Nesta segunda-feira, 6 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico…

7 de maio de 2024

Gazin seleciona para centenas de vagas na Bahia, Goiás, Mato Grosso e outros estados

Novas vagas de emprego foram divulgadas pela rede de lojas Gazin. A empresa é especializada…

6 de maio de 2024

Baianos são maioria na Seleção Brasileira de Canoagem na modalidade velocidade

Quase todos os atletas da Seleção Brasileira na canoagem de velocidade são baianos, incluindo Valdenice…

6 de maio de 2024

Uesb realizará Semana Artística nas ruas de Jequié

Será realizada, entre os dias 10 e 14 de maio, a Semana “CIDArte Sol –…

6 de maio de 2024

Homem foi preso por forjar próprio sequestro em Brumado

Neste sábado (4) equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado) e 10ª…

6 de maio de 2024

Governo do Estado convoca quase 4 mil universitários para o Partiu Estágio

Nesta segunda-feira (6) o Governo da Bahia divulgou a convocação de 3.953 universitários para o…

6 de maio de 2024