Escritores lançam livro sobre cultura, educação e política guanambiense

Publicado por
Compartilhado

Geovane Santos | Agência Sertão

Os escritores Maria Soares da Silva Teixeira e José Bonifácio Teixeira lançaram na noite deste sábado (11), o livro “Guanambi: da Cultura, da Educação e da Vida Política – Histórias da nossa terra e nossa gente”. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores.

O lançamento da obra foi incluído nas comemorações do aniversário de 99 anos de Guanambi e contou com o apoio das Secretarias de Educação e da Cultura, Esporte e Lazer do município.

Participaram da cerimônia e composição da mesa – os autores do livro, lideranças políticas e professores. Dentre eles, a profª. Nice Amaral, profª. Maria Lucia Porto Nogueira, Dr. Vá Boa Sorte, Sr. Estácio Freitas, o prefeito Jairo Magalhães, a secretária de educação Maristela Cavalcante, o secretário de cultura Paulo Costa, a profª. e escritora Maria José Teixeira e a profª. Lajucy Rodrigues Donato – presidente da Academia Guanambiense de Letras.

Na abertura, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Guanambi, cantado por Hugo Amaral. Em sequência, foram apresentadas diversas homenagens aos autores do livro. Os participantes da composição da mesa declamaram poesias e explicitaram a biografia dos escritores. A apresentação do Grupo Folclórico da Fundação Joaquim dias Guimarães, resgatou um pouco da memória guanambiense através das cantigas históricas.

No final, os autores distribuíram autógrafos para os que adquiriram o livro e recebeu os cumprimentos de parentes e amigos. Em entrevista para Agência Sertão, Maria Soares revelou quando e como surgiu a ideia de escrever o livro.

“Surgiu inicialmente, a partir de vários momentos em que tivemos anteriormente. De ouvirmos histórias da nossa família e das repetições dessas histórias. Nós dizíamos: vamos escrever, vamos contar, porque as memórias são fatos históricos, considerados como um processo científico. Nós buscamos entrevistas com pessoas de várias idades, buscamos materiais comprobatórios – imagens, bibliografias e referências” revela Maria Soares.

Segundo os escritores, o processo de construção da obra durou em torno de cinco anos – entre escrita, pensamento, reflexão e pesquisa.

Esta postagem foi publicada em 13 de agosto de 2018 10:41

Publicado por

Notícias recentes

Homem foi preso por forjar próprio sequestro em Brumado

Neste sábado (4) equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado) e 10ª…

6 de maio de 2024

Governo do Estado convoca quase 4 mil universitários para o Partiu Estágio

Nesta segunda-feira (6) o Governo da Bahia divulgou a convocação de 3.953 universitários para o…

6 de maio de 2024

Onda de calor atinge 1,5 mil cidades de sete estados pelo menos até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta vermelho para onda de calor que…

6 de maio de 2024

Veja as vagas de emprego abertas em Ilhéus, Itabuna, Jequié, Porto Seguro e Vitória da Conquista

Novas vagas de emprego foram divulgadas pelo SineBahia nesta segunda-feira, 6 de maio. O órgão…

6 de maio de 2024

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil divulgou neste domingo (5) um boletim mostrado que quase 850 mil pessoas…

6 de maio de 2024

Operação da PRF e do Inema resgatou quase 1,2 mil aves silvestres na Bahia

Foi realizado entre os dias 29 de março e 4 de abril, na região de…

6 de maio de 2024