Morreu nesta quinta-feira (16) Aretha Franklin aos 76 anos, a cantora foi diagnosticada com câncer em 2010. A informação foi confirmada por um representante da cantora à agência de notícias Associated Press.
Segundo comunicado divulgado para a imprensa, a causa da morte foi “câncer de pâncreas em estágio avançado”.
Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis no dia 25 de março de 1942 e começou a cantar aos 10 anos de idade, na igreja fundada pelo seu pai, Clarence LaVaughn Franklin. A “rainha do soul”, ficou famosa com “Respect” (1967), canção que chegou ao topo das paradas de sucessos dos Estados Unidos.
Em 60 anos de carreira, a rainha do Soul ultrapassou a marca de 75 milhões de discos vendidos e faturou 18 vezes o Grammy, 8 somente na categoria rhythm and blues (R&B) surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja. O álbum Amazing Grace, de 1972, vendeu 2 milhões de cópias e bateu o recorde de disco gospel mais vendido da história.
Em comunicado, a família da cantora disse “não conseguimos encontrar as palavras certas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos nossa matriarca e a sustentação da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos e primos não tinha limites”. Nós estamos profundamente comovidos. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe conforto para entender que o legado dela vai permanecer”, diz a nota.
Os preparativos para o funeral serão anunciados nos próximos dias.
Aretha Franklin se apresentou em novembro de 2017 em um evento da Fundação Elton John contra a Aids em Nova York. Seu último show solo aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017.
No anúncio da aposentadoria, a cantora disse que foi “amargo e doce ao mesmo tempo”. “é o que fiz toda minha vida”, completou. “Me sinto muito enriquecida e satisfeita por onde começou minha carreira e onde está agora”.