Localizada a margem esquerda do rio São Francisco, Carinhanha completa 109 anos de emancipação política nesta sexta-feira (17). O município tem 33.188 habitantes segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática), a fruticultura tem sido o destaque na consolidação da independência financeira nos últimos anos.
A Freguesia de São José de Carinhanha foi instalada no ano 1806. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, a emancipação político-administrativa de Carinhanha ocorreu em 17 de agosto de 1909.
O município banhado pelos rios São Francisco e Carinhanha, abriu as portas para outras regiões com a inauguração da ponte Guimarães Rosa, em 2010. Até então, a travessia era feita a balsa, ainda de forma primitiva, fazendo com que os empresários perdessem o interesse em investir na cidade.
Segundo historiadores, foi o bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas, em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.
O nome da cidade “Carunhannha”, isto é, “loca de sapo”, entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente no lugar, hoje raramente encontradas nas margens das lagoas. Outros já dizem que o nome é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de cainhanha.
A banda Os Clones do Brasil e Swing do Rafa se apresentarão a partir das 22h00, na Praça do Relógio, em comemoração aos 109 anos de emancipação política, conforme informação da Secretaria de Cultura.
Com Informações do Portal Folha do Vale