Meteorologista apresenta prognóstico de chuva para Guanambi nos próximos meses

Foto: Agência Sertão

Da Redação da Agência Sertão

O meteorologista Paulo Etchichury da Somar Meteorologia esteve mais uma vez em Guanambi onde apresentou os prognósticos de previsão de chuvas para a região nos próximos meses. Ele proferiu uma palestra para produtores rurais na Câmara Municipal de Guanambi na noite desta segunda-feira (28).

Para o meteorologista, a temporada chuvosa deve começar na região de Guanambi em meados de setembro para início de outubro, com pelo menos um episódio de chuva de baixa intensidade, o que é conhecido no Sertão como “chuva do umbú”. Em outubro, os volumes e os episódios de chuva devem ser mais frequentes e com volumes maiores na segunda quinzena do mês. Segundo o meteorologista, nesta temporada poderá haver episódios de chuva intensa, com precipitação de até 90 mm em um só dia.

Apesar das previsões mais animadoras para o início das chuvas, Etchichury acredita que o mês de novembro deve ser de pouca chuva na região, pois os principais modelos meteorológicos estão prevendo anomalia negativa na região no período. Em dezembro, a previsão do meteorologista é de maiores volumes e episódios de chuva.

Para o início do ano que vem, Etchichury acredita ser ainda cedo para prever, mas no prognóstico atual, janeiro deve ser de bons volumes de chuva e nos meses seguintes pode chover em volumes menores.

O evento com a presença de Paulo Etchichury em Guanambi é realizado todos os anos com o apoio da Prefeitura de Guanambi e da Bahia Solo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile