Geovane Santos | Agência Sertão
O Fórum eleitoral de Guanambi realizou nesta terça-feira (25), o processo de carga, conferência por amostragem e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 7 de outubro de 2018. Esse procedimento, consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre eleitores e candidatos.
O evento aconteceu na sede do fórum da 64ª Zona eleitoral, no bairro Aeroporto Velho, em Guanambi. Essa zona eleitoral abrange a jurisdição de Guanambi e Candiba e compreende um total de 70.807 eleitores, sendo 70.792 com identificação biométrica, ou seja, 99,9% dos eleitores aptos.
Foram convocados para participar do procedimento, por meio do edital nº 041/2018 – representantes do Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes de partidos políticos, candidatos e cidadãos. O edital foi publicado no mural do fórum e no diário da Justiça Eletrônica na última sexta-feira (21).
30 técnicos ficaram responsáveis pela preparação das urnas, acompanhados por João Hélio da Cruz, sob a supervisão do juiz eleitoral João Batista Pereira Pinto. No processo, 248 urnas receberam a preparação e lacração, sendo que, 26 serão utilizadas para contingência, apenas como reservas.
João Hélio fala da importância e segurança do processo. “Esse processo é importante, porque ele é o responsável pelo que acontece no dia da eleição, sem a preparação a urna não estaria pronta. É um equipamento eletrônico e precisa dos programas que serão instalados. São programas lacrados pelo TSE e instalados em computadores autenticados pela justiça eleitoral. Existe uma segurança para evitar uma vulnerabilidade desses dados. A urna não tem comunicação com a internet, ninguém consegue instalar nada na urna via rede”. Explica
Ele pontua ainda que as pessoas com dúvidas sobre o procedimento podem ter acesso. “Partido político ou cidadão se quiserem acompanhar o processo, o fórum está a disposição. Tudo que acontece aqui é público, nós estamos a disposição para prestar as informações. Existe a possibilidade de fiscalização, se um partido tem dúvidas ele pode contratar um perito da linha de informática para testar o sistema”.
Em Guanambi algumas seções eleitorais sofreram mudanças em seus locais de votação, são elas – seção 110 que funcionava no povoado de Barreiro e passará a funcionar na Associação do Morro de Dentro, seções 54, 55, 56, 57, 58, 174, 200 e 220 que funcionavam no colégio Gercino Coelho e passarão a funcionar na Escola Municipal José Neves Teixeira, no bairro Aeroporto Velho.