O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou hoje (19) que o fornecimento de energia elétrica para áreas de Manaus e Macapá, atendidas pelo linhão Tramoeste, foi normalizado nesta madrugada. Um apagão ocorrido pouco antes das 21h de ontem (18) deixou os moradores dessas regiões sem luz por mais de uma hora.
O operador explicou, em nota, que uma perturbação no sistema provocou o desligamento do tronco de transmissão de 500kV Tucuruí-Manaus-Macapá. “As causas da ocorrência estão sendo investigadas”, informou o órgão.
A Eletrobras Distribuição Amazonas já havia informado que um circuito duplo do linhão de Tucuruí que atende o estado do Amazonas saiu de operação, mas ainda aguardava um posicionamento oficial para detalhar melhor a situação.
A distribuidora enviou equipes de forma estratégica para recompor o sistema.
Em março deste ano, Manaus, ficou inteiramente sem energia depois da queda de uma linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que afetou várias cidades do Norte e Nordeste do país. Na época, o ONS informou que a perturbação causou o desligamento de cerca de 18 mil MW.
A Amazonas Energia, considerada a mais endividada das distribuidoras da Eletrobras, com dívidas que giram em torno de R$ 20 bilhões, está em processo de leilão de privatização. Ontem (18), o presidente da estatal, Wilson Ferreira Junior, chegou a afirmar que se o processo não tiver sucesso, será mantida a decisão de liquidar a distribuidora de energia, encerrando as operações da empresa.
Fonte: Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil