Nove jumentos que, segundo a Polícia Civil, iam para o abate em um frigorífico de Itapetinga, no Sudoeste do estado, foram encontrados mortos nesta terça-feira (30) em uma estrada vicinal na cidade vizinha de Itororó.
O delegado titular de Itororó, Frank Nogueira, informou que os jumentos mortos estavam em um caminhão que saiu há quatro dias de Pernambuco pegando pequenas quantidades de animais pelos locais por onde passavam.
Os animais, que não tinham guia de trânsito animal (GTA) para o transporte, estavam sendo levados primeiro para uma fazenda em Itapetinga e de lá sendo encaminhados para o Frigorífico Sudoeste, onde os abates de jumentos ocorrem desde agosto.
O motorista do caminhão Fabian Cleber Silva Bahia, 44 anos, disse, segundo o delegado, que saía recolhendo os animais onde eles estivessem e que não tinha contato prévio.
A polícia chegou até o caminhoneiro após um popular vê-lo jogando os jumentos mortos na beira da estrada – há animais adultos e filhotes. “O caminhoneiro responderá por maus-tratos”, afirmou o delegado.
Sem água e comida
Na fazenda para onde os jumentos estavam sendo levados, a polícia encontrou mais 330 bichos, os quais também não tinham guias de trânsito. Chegaram à fazenda na mesma situação que os demais e estavam presos em um curral, sem comida ou água.