Foi realizado neste domingo (18), na comunidade de Lagoa do Mato, o IX Encontro das Comunidades Quilombolas do município de Caetité. O evento busca manter a articulação e troca de experiências entre as comunidades. Esse ano o tema foi “Resistir sempre, desistir nunca”, com uma reflexão voltada para a resistência frente à perda de direitos.
O encontro organizado pelo Conselho Municipal Quilombola, que representa as comunidades remanescentes de quilombos em Caetité, contou com a presença de 15 comunidades e o apoio da Prefeitura de Caetité, do Movimento das Mulheres Camponesas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité.
O evento começou com a acolhida aos participantes e um café da manhã, em seguida foi realizado um momento místico católico conduzido pela a Irmã Ida, da Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras. Depois, ternos de reis e grupos das comunidades presentes fizeram apresentações enfatizando a identidade Negra. Também houve a apresentação do grupo de percussão dos Colégios Zelinda e Nunila, de Maniaçu.
Via Ascom-Prefeitura de Caetité.