Da Redação da Agência Sertão
Os institutos de meteorologia estão apontando probabilidade de chuva volumosa em Guanambi e região a partir do próximo domingo (25). Segundo as previsões, a última semana de novembro pode ter acumulado de chuva superior a 150 milímetros. Depois de uma semana com rajadas de vento que passaram dos 50 Km/h, a previsão dos institutos é de que a intensidade diminua antes da chegada da chuva. O maior volume é esperado para a próxima segunda-feira (26), quando pode chover mais de 60 milímetros.
Uma nova Zona de Convergência deverá se formar, trazendo umidade da Amazônia para a região Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. O início de dezembro também deverá ser chuvoso na região.
O pluviômetro da Agência Sertão já registrou acumulado de mais de 100 milímetros na primeira quinzena de novembro, a média histórica do mês é de 144 milímetros. As previsões têm animado os agricultores da região, quem vem sofrendo nos últimos anos com o regime de chuvas irregular. A regularidade das últimas chuvas tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, principalmente a cultura do sorgo, cereal importante para a alimentação animal.