Prefeitos associados ao Consórcio Regional da Saúde, solicitaram ao presidente reeleito e prefeito de Urandi Dorival Barbosa do Carmo, Dr. Dorival (PP), o fim da regulação no Hospital Regional de Guanambi (HRG).
A reivindicação foi realizada em reunião, na manhã desta quinta-feira (27), promovida para eleger a nova direção do Consórcio.
De acordo com informações do site Folha do Vale, para os gestores, o fato de pacientes de Guanambi entrar no Regional sem passar pela regulação tem prejudicado os demais municípios.
O presidente explica que os prefeitos estão cobrando igualdade entre os consorciados. “Pacientes de outros municípios precisam passar pela regulação para entrar no Regional, então Guanambi precisa receber o mesmo tratamento. Os demais municípios também destinam recursos ao Regional”, disse Dorival em entrevista ao site.
Dorival pontua ainda que uma reunião com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, será marcada no mês de janeiro de 2019.
Em abril deste ano, uma decisão da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) havia proibido o Hospital Regional de Guanambi (HRG) admitir pacientes da cidade sem que passasse pelo processo de regulação na Central de Marcação, em Vitória da Conquista, mas a intervenção durou menos de 15 dias e foi revista.
Segundo a direção do hospital, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi regula a entrada dos pacientes da cidade no HRG. Os pacientes classificados nas categorias amarela e vermelha (consideradas de risco intermediário e alto) tem autorização da Secretaria de Saúde de Guanambi para serem atendidos, enquanto os pacientes dos demais municípios consorciados necessitam passar pela regulação.