Prefeitos pedem fim da regulação no Hospital Regional de Guanambi

O presidente do Consórcio Regional da Saúde Dorival Barbosa explica que os prefeitos estão cobrando igualdade entre os consorciados

HGG
Reprodução

Prefeitos associados ao Consórcio Regional da Saúde, solicitaram ao presidente reeleito e prefeito de Urandi Dorival Barbosa do Carmo, Dr. Dorival (PP), o fim da regulação no Hospital Regional de Guanambi (HRG).

A reivindicação foi realizada em reunião, na manhã desta quinta-feira (27), promovida para eleger a nova direção do Consórcio.

De acordo com informações do site Folha do Vale, para os gestores, o fato de pacientes de Guanambi entrar no Regional sem passar pela regulação tem prejudicado os demais municípios.

O presidente explica que os prefeitos estão cobrando igualdade entre os consorciados. “Pacientes de outros municípios precisam passar pela regulação para entrar no Regional, então Guanambi precisa receber o mesmo tratamento. Os demais municípios também destinam recursos ao Regional”, disse Dorival em entrevista ao site.

Dorival pontua ainda que uma reunião com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, será marcada no mês de janeiro de 2019.

Em abril deste ano, uma decisão da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) havia proibido o Hospital Regional de Guanambi (HRG) admitir pacientes da cidade sem que passasse pelo processo de regulação na Central de Marcação, em Vitória da Conquista, mas a intervenção durou menos de 15 dias e foi revista.

Segundo a direção do hospital, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi regula a entrada dos pacientes da cidade no HRG. Os pacientes classificados nas categorias amarela e vermelha (consideradas de risco intermediário e alto) tem autorização da Secretaria de Saúde de Guanambi para serem atendidos, enquanto os pacientes dos demais municípios consorciados necessitam passar pela regulação.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile