Policial

Nota eletrônica já está valendo para empresas do Simples Nacional na Bahia

Publicado por
Compartilhado

Já está em vigor a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) pelos contribuintes baianos do Simples Nacional inscritos no Cadastro do ICMS — as microempresas e empresas de pequeno porte. Com isso, a obrigatoriedade, prevista pelo Decreto nº 16.434/15, passa a valer para todas as empresas baianas em 2019, ficando dispensados apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, 30,7 mil contribuintes do ICMS já emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os estabelecimentos obrigados a aderir à NFC-e mas que não emitirem o documento poderão ter a inscrição estadual tornada inapta, ficando, na prática, impedidos de operar. O credenciamento pode ser feito no site da secretaria, clicando em ‘Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica’ e, em seguida, em ‘Como se tornar emissor de NFC-e’.

Para começar a emitir a nota eletrônica, a empresa deve possuir um certificado digital no padrão ICP Brasil, contendo CNPJ, além de desenvolver ou adquirir um software emissor de NFC-e e ter uma impressora comum, térmica, jato de tinta ou laser. Além disso, o contribuinte precisa de acesso à internet para obtenção da autorização da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica.

Vantagens

Entre as vantagens trazidas pela NFC-e para os contribuintes está a desburocratização. A nota eletrônica simplifica as obrigações acessórias do Fisco e permite redução de gastos com papel. Isso significa mais flexibilidade de expansão de pontos de venda e a vantagem da transmissão dos dados fiscais em tempo real ou online, o que traz mais rapidez e agilidade às operações.

A NFC-e é um documento de existência apenas digital, emitida e armazenada eletronicamente. Ela substitui a nota fiscal de venda ao consumidor e o cupom fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal. A NFC-e ainda contém um QR-code, um código de barras em formato quadrado para facilitar a consulta aos dados do documento fiscal por smartphones e tablets.

“O foco da medida está na regularização e formalização das empresas, de forma a tornar mais assertivo o trabalho da fiscalização e a ampliar o combate à sonegação e à concorrência desleal”, assinala o auditor Luiz Gonzaga, responsável pelo projeto da NFC-e na Sefaz-BA.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 4 de janeiro de 2019 11:35

Publicado por
    Anúncio

Notícias recentes

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024

Dois motoristas com sinais de embriaguez colidiram contra postes em Guanambi neste domingo

Em um intervalo de menos de nove horas, dois acidentes bastante similares foram registrados neste…

29 de abril de 2024

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024
Anúncio