Tremor de terra com 2,8 de magnitude é registrado na zona rural de Januária, no Norte de Minas

Prefeitura de Januária/Divulgação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) confirmou na tarde desta segunda-feira (21) o registro de um tremor de terra ocorrido em Januária, no Norte de Minas. De acordo com a Universidade o abalo, de magnitude 2,8 na Escala Richter, ocorreu por volta das 7h e foi captado por um sismógrafo que fica no Parque do Lapa Grande, em Montes Claros. Não houve registros de feridos ou danos materiais.

O epicentro do tremor foi na região de Pandeiros, mas foi sentido também em cidades vizinhas, como Cônego Marinho e Bonito de Minas. De acordo com o responsável pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) da Unimontes, Maikon Fredson Freitas, a região possui uma falha geológica, deixando-a propícia a novos tremores. “A falha é parecida com a existente em Montes Claros. Não tem como prever, mas a região está em uma área considerada ativa e tremores menores podem ocorrer sim”, diz.

De acordo com Freitas, o maior tremor ocorrido no Norte de Minas foi de 4,9 na Escala Richter, no ano de 2007, na cidade de Itacarambi. Naquela ocasião, uma pessoa morreu com o desabamento de parte de uma casa.

“Inclusive, é a única morte provocada por tremor de terra registrada em todo o Brasil. Isso ocorreu, além da magnitude de 4,9, devido às condições da construção, que era de adobe. Em caso de abalos menores, dificilmente irá gerar danos em construções de estruturas mais resistentes”.

Via G1 Grande Minas

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile