As altas temperaturas e o tempo seco têm sido a constante do mês de janeiro em Guanambi e Região. Os institutos de meteorologia apontam que o tempo deve continuar assim nos próximos dias.
Nesta semana, a temperatura registrada pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia, instalada no aeroporto de Guanambi, registrou temperaturas máximas próximas dos 36ºC, além de umidade relativa do ar de até 15%, taxa considerada crítica pelas organizações de saúde.
A temporada de chuva começou animadora na região, de setembro até meados de dezembro choveu de forma regular, o que deixou os agricultores esperançosos para boas safras. No entanto, a últimas chuvas significativas registras em Guanambi aconteceram a cerca de um mês, no dia 28 de dezembro choveu 5 mm e nos dias 8 e 9 de dezembro o pluviômetro da Agência Sertão registrou acumulado de 42 mm. Em janeiro, apenas um episódio de chuva, mas pouco significativa. O que chamou mais atenção foi o granizo que caiu do céu, fenômeno raro na região.
O fato tem preocupado esses agricultores que outrora estavam animados, o desenvolvimento das lavouras está prejudicado pelo amplo intervalo sem chuvas, alguns já calculam as perdas,
Os institutos apontam que não deve chover de forma generalizada pelo menos até a primeira semana de fevereiro. A partir da segunda semana, podem ocorrer pancadas de chuva na região.