29.3 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Bahia terá primeiro laboratório de certificação de placas fotovoltaicas do Norte e Nordeste

O laboratório também atuará na formação de mestres e doutores, ampliando a qualificação dos profissionais que passarão a atuar no mercado

Mais Lidas

Será inaugurado na manhã desta terça-feira (29), no Parque Tecnológico da Bahia, o primeiro laboratório de certificação de placas fotovoltaicas do Norte e Nordeste do país e primeiro do Nordeste para desenvolver pesquisas em energia solar. O LabSolar é uma parceria da Coelba com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Governo da Bahia, através das Secretarias de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura (SEINFRA).

Além de desenvolver pesquisas em energia solar, emitir certificação de painéis solares, a partir de uma avaliação de qualidade da vida útil do produto, o laboratório também atuará na formação de mestres e doutores, ampliando a qualificação dos profissionais que passarão a atuar no mercado.

“É um setor em crescimento, pois as pessoas estão utilizando placas solares em residências e comércios e o laboratório vai prestar um serviço ao mercado em certificar os fornecedores com melhor qualificação para a prestação do serviço”, ressalta José Antonio Brito, gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba.

Antes mesmo da inauguração, o LabSolar conta com a parceria do Lactec, um dos maiores centros de ciência e tecnologia do País, parceria para o desenvolvimento de projetos e pesquisas para o setor elétrico. Segundo o Correio, o primeiro projeto será o desenvolvimento de microrredes, pequenas usinas fotovoltaicas com capacidade dimensionada de acordo com as necessidades de carga de comunidades específicas. Uma forma de viabilizar o fornecimento de energia elétrica para áreas distantes dos grandes centros.

Com investimento de R$ 4 milhões, com verba do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o LabSolar foi construído no Parque Tecnológico da Bahia, em espaço cedido pela SECTI, que fará a operação e manutenção do laboratório junto com a SEINFRA. A UFBA entra com toda a especificação técnica, através do Instituto de Física.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas