Estão abertas as inscrições para empresas e entidades que querem participar de feiras internacionais de alimentos e bebidas com o apoio o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O apoio faz parte de um programa de promoção do desenvolvimento do agronegócio nacional mantido pelo MAPA em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
Os projetos selecionados passarão a fazer parte, oficialmente, das missões comerciais do governo federal, e terão parte dos custos cobertos pelos dois ministérios. O programa cobre os gastos com contratação de espaço nas feiras, confecção do catálogo de divulgação e apoio com recepcionistas bilíngues. Os custos com passagem aérea, hospedagem e alimentação ficam por conta da empresa ou da entidade selecionada.
Segundo os Correios, as feiras internacionais são consideradas estratégicas para dar visibilidade aos produtos brasileiros no mercado externo e ampliar os contatos empresariais voltados para exportação.
A inscrição na seleção pode ser feita pelo site do MAPA, no Portal de Serviços do Governo Federal, no link Portal de Feiras do Agronegócio
No ano passado, o programa promoveu a participação de produtores brasileiros em 13 feiras internacionais. Os prazos de inscrição variam a depender das datas dos eventos.
Neste ano, cinco feiras já constam na lista:
*Canadá: SIAL Canada 2019. De 30 de abril a 02 de maio
*Tailândia: THAIFEX World Food Asia 2019. De 28 de maio a 01 de junho.
*Turquia: WorldFood Istanbul 2019. De 04 a 07 de setembro.
*Espanha: Fruit Attraction 2019. De 22 a 24 de outubro.
*Israel: Israfood 2019. De 26 a 28 de novembro.