Bahia

Sistema de Colégios da Polícia Militar começa a ser implantado em escola de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

As aulas no Colégio Municipal Josefina Teixeira de Azevedo começaram nesta segunda-feira (18) com uma novidade para alunos e professores. Foi iniciado na unidade de ensino, a implantação do sistema CPM, sistema pedagógico e disciplinar semelhante ao usado nos Colégios da Polícia Militar do Estado.

Segundo a PM, Guanambi é o 4º município a aderir ao sistema, no total, 40 escolas estão conveniadas para a implantação do CPM. O vetor hierárquico dos colégios da Polícia Militar não será implantado para que não haja a militarização das escolas.

Segundo a Secretaria de Educação, a metodologia de ensino segue a mesma das demais escolas do município. O Diretor Escolar fica com as responsabilidades administrativas e o processo pedagógico da Unidade. O que muda é a implantação da disciplina militar, que vai ser incorporada no processo educacional, onde os policiais militares da reserva iniciarão as atividades de adaptação à nova metodologia disciplinar, instruirão os alunos para as atividades básicas que serão realizadas no estabelecimento escolar.

Durante a aula inaugural, o Ten. Cel. Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar da Bahia (PM-BA), apresentou à comunidade escolar o novo diretor militar, Cap. Pacheco, o Diretor de disciplina, Cap. Dantas, além dos policiais militares da reserva e tutores Ten. Ubaldino e o Sub-Tenente Nascimento.

O prefeito Jairo Magalhães também participou da solenidade e disse que a implantação do sistema CPM é um marco histórico na educação municipal. Ele acredita que este é o primeiro passo para que o município receba um colégio militar. Jairo disse ainda que a presença da polícia no espaço escolar não tem o objetivo de amedrontar e sim transmitir segurança. 

O Colégio Josefina Teixeira foi reformado para receber o sistema CPM, os móveis foram trocadas e as salas receberam aparelhos de ar condicionado.

Sistema de Colégios da Polícia Militar é alvo do Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia, instaurou um inquérito em setembro do ano passado para acompanhar a aplicação da metodologia de colégios militares nas escolas públicas. “Com o inquérito civil, pretende-se obter maiores informações sobre a citada política pública e avaliar seu embasamento técnico, a forma de implantação e suas possíveis consequências”, diz nota publicada no portal do MPF.

Segundo o tenente-coronel Ricardo Albuquerque, assessor técnico para Área de Educação do Comando Geral da Polícia Militar, a intenção não é militarizar as escolas. Por essa razão, o vetor hierárquico foi excluído das parcerias com os municípios. “Ele foi excluído para que a gente não militarize as escolas, mas que a gente dê o conceito de formação dos colégios da Polícia Militar”, esclareceu

Confira o áudio desta notícia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de fevereiro de 2019 12:08

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio