Lula será liberado para comparecer ao velório do neto, afirmam advogados

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Advogados do PT disseram ter recebido a informação da Polícia Federal de que a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai liberar o petista para ir ao velório de seu neto Artur, de 7 anos, morto nesta sexta-feira, 01, em decorrência de uma meningite meningogócica. Em nota, o governo do Paraná confirmou o pedido da PF para deslocar Lula a São Paulo e afirmou que o governador Ratinho Jr liberou uma aeronave oficial para a viagem.

Segundo esses advogados, a defesa de Lula cogitava fazer o pedido diretamente ao Supremo Tribunal Federal, mas desistiu depois de ser informado de que a juíza já havia feito uma comunicação informal à PF sobre a liberação do ex-presidente. PF e Justiça Federal não se pronunciaram sobre o assunto.

De acordo com os advogados petistas, a juíza está conversando com integrantes da PF e do Ministério Público Federal sobre a forma como será feita a liberação. Eles lembram que o STF já havia liberado Lula para ir ao enterro do irmão Vavá, em janeiro, mas com uma série de imposições. Na época, o ex-presidente recusou a proposta do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, que anunciou a decisão quando o sepultamento de Vavá já estava em andamento.

Artur vai ser cremado neste sábado, 2, ao meio dia no Cemitério da Colina, em São Bernardo do Campo. Segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, a prioridade neste momento é a família de Artur. “Se o pessoal tiver o mínimo de bom senso Lula vai poder se despedir do neto e depois volta para a cadeia”, disse Okamotto.

Setores da polícia esperam que, caso a Justiça autorize a saída do ex-presidente da superintendência de Curitiba, onde está preso desde abril, a decisão leve em conta o modelo estabelecido pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, no caso da morte de Genival Inácio da Silva, irmão do ex-presidente, em janeiro. Pela decisão de Toffoli, Lula só poderia se encontrar com familiares numa unidade militar.

Na avaliação de agentes federais, a segurança de Lula só será garantida, agora, se a homenagem ao neto por parte do ex-presidente ocorrer em um lugar fechado. Eles consideram um risco o ex-presidente ir ao cemitério ou outro local de acesso ao público – especialmente de militantes do PT e partidos adversários.

Lula foi informado da morte do neto por Sandro Luis, que teve autorização da Polícia Federal para conversar por telefone com o pai.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Lula

Notícias recentes

Apostador ganha sozinho prêmio de R$12,7 milhões da Lotomania

Um unico apostador ou apostadora acertou as vinte dezenas e ganhou sozinho o prêmio de…

IEL seleciona para vagas de estágio em Vitória da Conquista e Guanambi

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) seleciona para vagas de estágio para Guanambi e Vitória da…

Prefeitura de Guanambi decreta luto oficial pela morte do ex-vereador Vá de Otelino

A Prefeitura de Guanambi emitiu nota de pesar pelo falecimento do senhor Edvard de Castro…

Operação mirou esquema de propina para licenças ambientas em Porto Seguro

m ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público do Estado da Bahia,…

PRF abre leilão de 1.300 veículos apreendidos em Feira de Santana

Com lances mínimos entre 40 e 13.068 reais, a Polícia Rodoviária Federal na Bahia, realizará…

Polícia apreendeu veiculo clonado com placas de São Paulo em Guanambi

Mais um veículo foi apreendido com placas clonadas em Guanambi, na noite desta quinta-feira (3).…