Agricultura Orgânica vira realidade no Território Sertão Produtivo

Imagem Ilustrativa

 

Nos dias 12 e 13 de abril, foi realizado o terceiro Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica, e a terceira feira de base Agroecológica. O evento reuniu estudantes, técnicos e agricultores de pelo menos 20 municípios do território e de outras regiões.

As palestras abordaram vários aspectos da produção orgânica, bem como as características sociais e geográficos do território, e a necessidade da mudança de mentalidade, rumo a uma produção mais sustentável.

Foram realizadas 14 oficinas, ensinado técnicas usadas desde o preparo do solo até a colheita dos produtos. O evento contou ainda com stands de mudas, sementes, e minigrens, todos preparados pelos estudantes da instituição.

A feira de base agroecológica reuniu mais de 15 produtores vindos de Candiba, Caetité, Guanambi e Palmas de Monte Alto.  Além de frutas, legumes e verduras, os feirantes trouxeram doces, biscoitos, óleos, queijos, artesanato e outros produtos, tudo produzido de forma agroecológica.

Agricultura Orgânica vira realidade no Território Sertão Produtivo

A agroecologia e a produção orgânica têm se tornado uma realidade do Território Sertão Produtivo, graças à coragem dos agricultores e agricultoras que habitam essa região e a um trabalho desenvolvido no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi.

Há três anos foi criado o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, o Neapo. Desde então, as sementes da produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e fertilizante inorgânicos passaram a ser semeadas na região.

Veja como foram as primeiras edições do Neapo: 2017 | 2018

Neste três anos de existência, o Neapo já encaminhou os primeiros agricultores para a certificação de orgânicos. Em breve, cinco agricultores e agricultoras de Candiba e Caetité poderão usar o selo em seus produtos. Outros produtores do território também estão se animando com a ideia, e novos grupos serão formados para a certificação.

Vídeos

Primeiro Dia

III Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

Segundo Dia

III Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

III Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica

Veja as Fotos

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile