A comissão Eleitoral do Processo de Escolha ao Conselho Tutelar de Guanambi, emitiu um comunicado, no Diário Oficial desta segunda-feira (29), para os candidatos a novos membros do Conselho Tutelar de Guanambi, quadriênio 2020/2023.
A publicação informa aos pretendentes que tiveram as suas candidaturas deferidas que a prova escrita (4ª fase do processo de escolha) será realizada no dia 14 de julho deste ano.
Na mesma edição, foi publicado o edital Nº 001/2019 que dispõe sobre a relação nominal dos candidatos habilitados para concorrer a prova escrita. Na lista, 34 inscritos tiveram as suas candidaturas deferidas.
As inscrições do processo de escolha unificada para os candidatos ao Conselho Tutelar, iniciaram no dia 8 de abril e encerraram no dia 18 do mesmo mês, em Guanambi. Os candidatos passarão por 6 fases, incluindo a eleição que ocorrerá no primeiro domingo de outubro, em todo o Brasil.
Fases do processo eleitoral quadriênio 2020/2023
O processo de escolha dos candidatos será realizado respeitando as seguintes fases: 1ª fase – Inscrições e comprovação de pré-requisitos; 2ª fase – Análise da documentação exigida; 3ª fase – Curso sobre Conhecimento Específico do Estatuto da Criança e do Adolescente e Legislação pertinente; 4ª fase – Prova objetiva com 40 (quarenta) questões; 5ª fase – Campanha Eleitoral; 6ª fase- Eleição.
Nas eleições anterior em Guanambi, para o quadriênio 2016/2019, 4.062 pessoas foram as urnas no Colégio Municipal José Neves Teixeira e no Colégio Josefina Teixeira de Azevedo escolher os responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Ao todo, 16 candidatos disputaram as 5 vagas de conselheiro tutelar titulares e seus respectivos suplentes, cada eleitor pode votar em até 5 nomes.