Estudantes e professores realizam mobilização nesta quarta-feira em Guanambi

Imagens Ilustrativa - O Globo

Estudantes e professores vão às ruas nesta quarta-feira (15) em Guanambi para reivindicarem por mais investimentos na educação pública. O ato faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, previsto para acontecer em todo o país.

Os manifestantes se concentrarão a partir das 7h30 em frente ao Colégio Modelo, no bairro São Francisco, de onde sairão em passeata rumo ao centro da cidade. O ato contará com a presença de servidores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Instituto Federal Baiano, e de escolas municipais e estaduais da cidade.

A pauta principal é referente aos cortes promovidos pelo Governo Federal que chegam a mais de 30% do orçamento de custeio das Universidades e Institutos Federais, além também de cortes no orçamento do Ensino Básico.

Estudantes e professores da Uneb também protestarão contra o Governo do Estado por mais investimentos nas universidades estaduais. As aulas na instituição já estão suspensas há mais de um mês devido a uma greve.

No IF Baiano – Campus Guanambi a preocupação é com o funcionamento da instituição. O corte na ordem de R$ 1,86 milhão pode inviabilizar o pagamento de despesas básicas, como água, energia, vigilância e conservação, além da capacitação de servidores e aquisição de equipamentos e insumos essenciais para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os manifestantes também irão protestar contra a proposta de Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.

Confira o áudio desta notícia

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile