Duas ruas, uma Avenida e uma praça pública recebem nomes em Guanambi

Destaque Guanambi

Foi publicado no Diário Oficial do município de Guanambi, do dia 14 de maio, quatro leis dispondo sobre denominação de – uma praça pública, uma Avenida e dois logradouros na cidade.

A praça pública localizada entre as quadras 7 e 11 do bairro Liberdade fica denominada de praça João Paudarco. Esse projeto de lei foi proposto pelo vereador Rafael Macedo (PT) em fevereiro de 2019. Paudarco é natural do povoado de Taboa Grande, em Guanambi. Nasceu em 1916 e aos 12 anos já trabalhava por diárias para os agricultores da região. Na juventude morou durante dois anos no interior do estado de são Paulo e retornou a Guanambi, onde teve nove filhos. João Paudarco adquiriu uma barraca de cereais na Feira Livre de Guanambi e faleceu em abril do ano passado antes de completar 102 anos.

A Avenida localizada no bairro Industrial, saindo da BA 573, com extensão de 1.900 m, fica denominada de Av. Braulio Santana Sobrinho. Esse projeto de lei foi proposto pelo vereador Tião Nunes (PSD) em março de 2019. Braulio Santana nasceu em abril de 1930, na localidade de Tamboril, na cidade de Igaporã-BA, mas mudou-se para Guanambi. Santana exercia a profissão de pedreiro, teve 10 filhos e faleceu em dezembro de 2017.

A Rua “1” localizada no bairro Ipanema passa a ser chamada de Rua Ivailson Fernandes Nogueira (Ito). Esse projeto de lei foi proposto pela vereadora Maria Silvia (Lilia) (PSDB) em fevereiro de 2019. Ito nasceu em 1960 na cidade de Malhada-BA e veio para Guanambi ainda pequeno. Trabalhou na agência do Banco do Brasil em Guanambi, por quase três anos, mudou para São Paulo e retornou para Guanambi em 1989, onde se consolidou como pintor de painéis, faixadas e portões. Ito teve quatro filhos e faleceu em setembro de 2017, com 56 anos de idade.

A Rua “E”, localizada no bairro Sandoval Morais, recebe o nome de Rua João de Santana Reis. Esse projeto de lei foi proposto pelo vereador Carlos Jackson (Loló) (PDT) em maio de 2018. João de Santana nasceu no distrito de Pajeú do vento, município de Caetité e mudou-se para Guanambi em 1959. Desenvolveu atividades no ramo de pintura de parede residenciais, comerciais e do poder público. Ele teve uma filha e faleceu em maio de 2015. João de Santana era primo de Charles Fernandes ex-prefeito de Guanambi.

No final de abril do ano passado, os logradouros públicos de Guanambi, com nomes de pessoas vivas e de ditadores do regime militar, tiverem os seus nomes alterados. A mudança ocorreu a partir de um projeto de lei aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito a época. Desde 2015 o Ministério Público Federal cobrava do município a substituição de nomes, de pessoas vivas e de ditadores do regime militar, de propriedades públicas.

Confira o áudio desta notícia

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile