Comissão de Minas e Energia da Câmara fará audiência pública sobre barragem de rejeitos

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento proposto pelo deputado federal Charles Fernandes (PSD), para a realização de uma audiência pública que irá debater a construção de uma barragem de rejeitos entre os municípios de Caetité e Pindaí.

Em entrevista ao site do partido, Charles externou sua preocupação com a construção da barragem. “As empresas já têm novas tecnologias para o processamento do minério. Eles (Bamin) continuam insistindo em construir barragem. Então, com as novas tecnologias que existem hoje, por que a Bahia Mineração insistem em construir e processar da forma que eles estão querendo. O que nós estamos querendo, é que a Bahia Mineração repense esse projeto para que possa ter um tratamento ou processamento desse minério a seco”, disse.

Chales lembrou que em caso de rompimento, os 180 milhões metros cúbicos de lama iriam em direção à barragem de Ceraíma, que tem capacidade para 58 milhões de metros cúbicos de água, causando um desastre sem precedentes no município de Guanambi.

https://agenciasertao.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Charles-Fernandes-vai-fazer-audiência-pública-para-ouvir-técnicos-da-BAMIN.mp3.mp3?_=3

A assessoria de Charles Fernandes explicou que cabe à presidência da comissão marcar a data da realização da audiência que deve ocorrer lá mesmo em Brasília.

Após aprovar o requerimento, a comissão de Minas e Energia irá marcar a data da audiência. A intenção é ouvir os representantes da Bamin, moradores da região afetada pelo empreendimento e representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Nesta quinta-feira (6), cerca de sete mil pessoas protestaram em Guanambi contra a construção da barragem. A manifestação repercutiu na imprensa nacional. A Bamin enviou nota à Agência Sertão onde ressaltou a segurança do empreendimento.

Na última terça-feira (4), Charles Fernandes usou a tribuna da Câmara para se pronunciar sobre esse assunto.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile