Bahia

Manifestação contra barragem de rejeitos leva multidão às ruas de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Geovane Santos | Agência Sertão

Uma manifestação contra a construção da barragem de rejeitos da Bahia Mineração (Bamin) foi realizada na manhã desta quinta-feira (6) na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz). Segundo os organizadores, cerca de sete mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar estimou entre seis e sete mil pessoas.

O protesto foi convocado pelo movimento “Vida sim, barragem não”, organização popular, sem vínculos partidários e ideológicos. Os manifestantes saíram em caminhada até o escritório do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no bairro Brindes, onde diversos representantes fizeram discursos contra a construção da barragem.

O movimento teve repercussão na imprensa nacional, com presença de uma equipe da TV Sudoeste que entrevistou manifestantes ao vivo para o canal Globo News.

Evilásio Bonfim, empresário e um dos organizadores da manifestação explica que esse movimento surgiu forte por conta de uma causa comum uma causa que é da coletividade. “A causa não é de um movimento particular é de uma cidade que não aceita uma obra que vai por em risco o nosso futuro. Isso que fez o sucesso do movimento, cada pessoa que participou e divulgou é responsável por esse sucesso. Nós vamos impedir a construção dessa barragem, com o apoio da comunidade, das nossas instituições dos nossos políticos, todos são bem vindos nessa causa a causa é da cidade”.

Evilásio pontua ainda que o movimento não é contra o progresso, mas contra o local de construção e os moldes atuais utilizados pela empresa responsável. O empresário cita como exemplo investimentos em tecnologias de processamento a seco do minério de ferro, além da reutilização dos rejeitos.

“Desde o inicio nós falamos que existem alternativas seguras, ecologicamente viáveis de se fazer e é isso que nós queremos – opção de processamento do minério a seco e opção de reaproveitamento de rejeito existem, a questão é ter boa vontade e respeito com Guanambi e toda a margem do Rio das Rãs, Ceraíma e principalmente o nosso Rio São Francisco que não pode suportar uma tragédia dessas”, pontua Evilásio.

A Bahia Mineração (Bamin) pretende construir uma barragem entre os municípios de Caetité e Pindaí para depósito dos rejeitos de mineração do projeto Pedra de Ferro. A barragem está prevista para ser construída acima da barragem de Ceraíma, principal reservatório de água da região. A previsão é de que a barragem acumule 180 milhões de metros cúbicos de rejeito em 30 anos de exploração. O volume é três vezes maior do que a a capacidade de armazenamento da barragem de Ceraíma.

As licenças ambientais foram concedidas pelo Inema à Bamin em 2010 e renovadas em março deste ano, após a empresa mudar o projeto de alteamento de a montante para a jusante. Técnicos da empresa garantem a segurança do empreendimento.

Em relação à barragem do Córrego Fundão em Mariana, o projeto da Bamin é cinco vezes maior, já em relação à barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, o volume é pelo menos quinze vezes maior.

A reportagem da Agência Sertão entrou em contato com a assessoria de comunicação da Bamin. A empresa emitiu uma nota reiterando a segurança do empreendimento.

Confira o áudio desta notícia

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 6 de junho de 2019 12:15

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio