Pacientes reclamam da falta de insulina na farmácia pública de Guanambi

Reprodução

Pacientes diabéticos reclamam da falta de insulina na Farmácia Pública de Guanambi. A ausência do medicamento que persiste há 10 dias é consequência do atraso do repasse do Ministério da Saúde. Além de Guanambi, outras cidades baianas estão sofrendo desse deficit.

A insulina é um medicamento de uso contínuo e auxilia no tratamento de pacientes com diabetes. Diante da ausência de oferta na cidade, a secretaria de saúde de Guanambi orienta que os pacientes procurem os medicamentos em farmácias populares. “Estamos informando para todos os pacientes que existe o programa Farmácia Popular nas farmácias particulares que também fornecem as insulinas. O preço é muito baixo, comparado ao valor de outra farmácia sem convênio”, afirma André Mointinho.

A normalização do medicamento nas farmácias populares ainda não tem data para acontecer.

A diabetes é uma doença crônica classificada como uma das maiores ameaças à saúde em 2019, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). São 12,5 milhões (7%) de brasileiros afetados, segundo o Ministério da Saúde. E o número tende a crescer nos próximos anos, visto que 14 milhões dos brasileiros são pré-diabéticos, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile