29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Após quase 10 anos de criação, Parque Estadual da Serra dos Montes Altos ganhará Plano de Manejo

Mais Lidas

Após quase 10 anos do decreto estadual de 2010 que criou o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Pesma), a unidade enfim ganhará seu Plano de Manejo.

A Fundação Pró-Natureza (Funatura) foi a vencedora do chamamento público realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, concluído em abril deste ano. A proposta ainda prevê a criação do Plano de Manejo de Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos.

A Fundação irá receber R$ 611.419,40 para realizar o serviço, a fundação possui sede em Brasília/DF. A Ong Prisma, sediada em Guanambi, também concorreu ao chamamento, no entanto, não obteve pontos suficientes para elaborar o plano.

A mesma instituição foi selecionada para elaborar o Plano de Manejo do Monumento Natural Cânions do Subaé e definição de sua zona de amortecimento, pelo valor de R$ 522.859,20. A elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido e definição de sua Zona de Amortecimento também era pretendida no chamamento público, porém, nenhuma proposta foi apresentada.

Segundo a Funatura, os trabalhos de elaboração do plano de manejo do Pesma ainda não foram iniciados e os procedimentos estão em processo de contratação. A fundação explica que após a assinatura do contrato, a previsão é que o plano seja iniciado no segundo trimestre desse ano.

Ainda de acordo com a Funatura, a instituição tem prazo de 18 meses a partir da assinatura do contrato para concluir os trabalhos de elaboração do plano. Se a contratação sair até agosto, a estimativa é que em dezembro de 2020 as atividades sejam concluídas.

Foto: Blog do Latinha

O Pesma possui área de quase 20 mil hectares e está localizada entre os municípios de Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi e Sebastião Laranjeiras. A área foi reservada para a preservação ambiental devido à sua rica biodiversidade de flora e fauna, último refúgio da vida silvestre na região. A sua conservação visa assegurar a conservação da biodiversidade regional, rica em espécies endêmicas das áreas de transição da Caatinga e do Cerrado.

A publicação do decreto que criou o Pesma em 2010 foi muito comemorada por ambientalistas. No entanto, passados nove anos, poucas ações foram realizadas no sentido de preservar e explorar o potencial turístico do parque. Também não foram acertadas as indenizações aos antigos proprietários das terras que compõem a área.

Após o decreto, o governo, através do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), designou 28 guardas-parques para combater atividades danosas ao meio ambiente, constituiu o conselho gestor do parque e começou a discutir o plano de manejo.

Anos depois, o conselho foi desmobilizado e o número de guarda-parques reduzidos para menos da metade. Em 2015, a deputada estadual Ivana Bastos propôs na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a relativização do decreto para permitir atividades de impacto, como a implantação de torres eólicas.

A proposta não foi bem aceita por parte da população que protestou contra. A deputada então decidiu reavaliar sua posição e solicitou a retirada da indicação.

Com a contratação do serviço de elaboração do Plano de Manejo, ambientalistas e amantes da Serra dos Montes Altos voltaram a ficar animados com a possibilidade de novos investimentos em preservação e sustentabilidade.

Fauna, Flora, Água 

Foto: Blog do Latinha

A área do Pesma preserva o bem mais precioso e raro por essas bandas, a água, abundante no alto da serra e atrativo para turistas de toda a região. As nascentes e córregos formam pequenos riachos, poços e cachoeiras, ao todo são mais de 150 catalogadas dentro e no entorno do parque. Elas são formadoras dos rios do Espinho, Verde Pequeno e Verde Grande, afluentes do rio São Francisco.

O Pesma é bastante frequentado por pesquisadores de diversas áreas. Sua localização nas áreas de transição do Cerrado com a Caatinga e seu isolamento favorece o aparecimento de espécies endêmicas e uma rica biodiversidade de fauna e flora.

Um dos mamíferos menos pesquisados da fauna brasileira já foi registrado na Serra, o cachorro-vinagre, qualificado como o menor canídeo silvestre do Brasil e tem na Serra, um dos últimos refúgios da espécie.

Foto: Blog do Latinha

A Serra e a História

A Serra dos Montes Altos abriga importantes registros das civilizações em suas grutas e cavernas, o patrimônio arqueológico remete ao início da presença humana na América Latina. O patrimônio arqueológico da Serra está representado pelas pinturas rupestres, pelos sítios a céu aberto, currais e casas de pedra e uma imensidão de significados históricos.

A riqueza arqueológica atrai pesquisadores de diversas regiões. São muitos os registros de sítios arqueológicos, pinturas rupestres, casas e currais de pedra.

O assunto já foi tema de um livro. Em 2012, o professor, Joaquim Perfeito da Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), publicou o livro “Territórios e Ambientes da Serra de Monte Alto”. O professor afirmou que na Serra dos Montes Altos está localizado um dos maiores sítios arqueoastronômicos do Brasil e que segundo suas pesquisas, a história resguardada pela Serra teve sua origem há mais de 3000 anos. Também são vários sítios arqueológicos, alguns repletos de pinturas rupestres datadas entre 6.000 e 12.000 anos, além de sítios da era pré-colonial.

Uma das construções mais marcantes da Serra é a casa de pedra, local onde por volta de 1730 foi construída uma fábrica de beneficiamento de salitre para fabricação de pólvora para a coroa portuguesa.

Tanta riqueza histórica torna ainda mais importante a preservação de toda a área do parque, isso por conta da estrutura geológica do lugar. Segundo Joaquim Perfeito, possíveis atividades predatórias na região, como a instalação de parques eólicos, seriam catastróficos para o parque e seu entorno. Em 2015 chegou-se a cogitar a instalação de torres eólicas na área do Parque Estadual, no entanto, após forte pressão popular, os propositores da iniciativa recuaram.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas