O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto rendimento, lançou o edital do Programa Atleta Pódio, destinado a conceder bolsas para atletas olímpicos e paralímpicos. O programa é uma modalidade do Bolsa Atleta e a publicação do edital está na edição desta segunda-feira (15), do Diário Oficial da União.
O edital visa selecionar atletas praticantes de provas em modalidades individuais que compõem o programa dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Paralímpicos, de verão ou de inverno, os quais, uma vez selecionados, gozarão dos benefícios relativos ao Programa Atleta Pódio, durante o ciclo de 2016 – 2020 para os jogos de verão e o ciclo 2018 – 2022 para os jogos de inverno.
Para concorrer ao Programa Atleta Pódio, o candidato deve estar em plena atividade esportiva e estar vinculado a uma entidade de prática esportiva ou a alguma entidade nacional de administração do desporto.
Veja mais editas no nosso Guia de Oportunidades
Os candidatos também deverão Para concorrer ao Programa Atleta Pódio, o candidato deve estar em plena atividade esportiva e estar vinculado a uma entidade de prática esportiva ou a alguma entidade nacional de administração do desporto. Além de estar ranqueado junto à entidade internacional relativa à sua modalidade, entre os vinte primeiros colocados do mundo em sua prova específica e ter sido indicado pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto, Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Secretaria Especial do Esporte, sendo a entidade membro do Grupo de Trabalho.
Os interessados nas bolsas do Programa Atleta Pódio deverão solicitar as indicações dos órgãos e enviá-las para a Secretaria Especial do Esporte para análise, até dia 22 de outubro de 2019. Após a aprovação da indicação pelo Grupo de Trabalho o atleta será notificado para, em até 7 (sete) dias úteis, preencher o cadastro e enviar o plano esportivo, por meio da página do Portal de Serviços na internet, preencher o formulário (Plano Esportivo) e encaminhá-lo juntamente com os anexos de acordo com as exigências do edital.
A relação dos beneficiários com a Bolsa Atleta, categoria Atleta Pódio será divulgada no DOU e no Portal da Secretaria Especial do Esporte (www.esporte.gov.br), contendo o nome do atleta, valor da bolsa, CPF e modalidade esportiva.
O Programa Atleta Pódio contará com quatro faixas de benefícios, que vai de R$ 5 mil a R$ 15 mil, conforme a análise das conquistas dos atletas nas principais competições mundiais ou de posicionamento no ranking olímpico.