Em SP, Festival Latinidades reivindica saberes de mulheres negras

Publicado por
Compartilhado

Começa nesta terça-feira (23), no Centro Cultural São Paulo, a 12ª edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. O evento ocorre pela primeira vez fora de Brasília. A programação – entre show, feiras e debates – tem como objetivo fortalecer a identidade, a formação política e técnica, o empreendedorismo e estimular a produção artística, cultural e intelectual de mulheres negras. O festival ocorre até o dia 27, na semana em que se celebra, em 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha desde 1992.

A coordenadora-geral do evento, Jaqueline Fernandes, destaca que, após mais de uma década de festival, ele se firma como “uma plataforma para produção de conhecimento científico, artístico, intelectual e de saberes diversos de mulheres negras”. Ela relembra que, quando o festival surgiu, a data de 25 de julho não tinha visibilidade no país e havia uma produção artística de mulheres negras sem meios de circulação. “A gente queria criar esse espaço.”

A edição deste ano traz o tema Reintegração de Posse. “Esse tema nasce em conversas com Erica Malunguinho, que é essa grande artista e intelectual negra, que hoje é deputada [em São Paulo]. A reflexão que trazemos é que nós mulheres negras somos produtoras de conhecimento, de riqueza. Ao mesmo tempo, nós somos as mais impactadas pelo racismo e o usufruto dessa riqueza é negado”, destacou Jaqueline. O tema reflete sobre a contribuição da população negra nas ciências, na tecnologia, nas artes, na política e em diferentes campos do conhecimento.

As edições anteriores do Latinidades ocorreram em Brasília – Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em 2019, o festival reunirá representantes de Moçambique, Guiné Bissau, Angola, Camarões, da Jamaica, República Dominicana, Argentina, dos Estados Unidos, além do Brasil. O evento será aberto pelo bloco Ilú Obá De Min, que é formado apenas por mulheres. Elas fazem uma intervenção cultural baseada na preservação do patrimônio imaterial. “O bloco baseia seu repertório em cantos e danças das culturas populares, além de composições próprias, realizando uma ópera de rua comandada pela força dos tambores”, diz o texto de apresentação do grupo.

Entre as convidadas participantes nas mesas de debates estão intelectuais, pesquisadoras, ativistas, escritoras e produtoras culturais. Nos debates serão trazidos temas como ancestralidade, religiosidades negras, literatura, moda, economia, colonialidade, ativismo negro, entre outros. Todas as atividades precisam de pré-inscrição pelo site https://www.afrolatinas.com.br/

A festa de encerramento, no dia 27, ocorre na Casa Natura Musical com desfiles e shows de A.M Strings (EUA) e participação Laylah Arruda (Feminine Hifi), ZAV (Moçambique) e, do Brasil, Bia Ferreira e Doralyce, com o lançamento do show Preta Leveza. Apenas o encerramento é pago e o ingresso pode ser adquirido no site da casa de shows. ‎

Edição: Juliana Andrade

Esta postagem foi publicada em 22 de julho de 2019 10:13

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024