A deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF) usou seu perfil no twitter para atacar o governador Rui Costa (PT) após as polêmicas com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, ocorrida na última terça-feira.
Um vídeo gravado em Guanambi no ano de 2017 foi a ferramenta usada no ataque. À época, uma mulher gravou o momento em que funcionários da prefeitura retiravam móveis e equipamentos da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Ipiranga. O material na verdade foi retirado para dar suporte a uma feira de saúde que acontecia no município e foi devolvido após o fim do evento. O fato foi noticiado pela Agência Sertão à época.
Geeeeente, o que é isso? Então o Governador da Bahia @costa_rui inaugura o posto de saúde e após a inauguração e a saída do governador, levam tudo embora, cama, equipamento… mas alguém filmou. https://t.co/P6Jtom44un
— Bia Kicis (@Biakicis) July 24, 2019
A publicação foi compartilhada quase 4 mil vezes e recebeu cerca de 10 mil curtidas, além de ser replicada em outras redes sociais.
*Governador da Bahia Rui Costa, inaugura posto de saúde em Guanambi!. Depois de inaugurado e do Governador ter ido embora, retiraram tudo!*
*Só lembrando :RUI COSTA É DO PT!* pic.twitter.com/vJH8HMugj0— MFFL 🇧🇷 Deus Pátria Lealdade 🇧🇷 (@MarleneFFL) July 25, 2019
A UBS havia sido inaugurada no dia 23 de novembro, com a presença do governador. No vídeo, a mulher acusava a prefeitura de equipar o local somente para a inauguração e retirar tudo depois. “Foi só por causa da inauguração, do governador, colocaram móveis, colocaram tudo, depois da inauguração estão levando tudo de novo”, disse a cinegrafista amadora.
O vídeo teve repercussão nacional e levou o secretário municipal de Saúde André Moitinho a publicar em suas redes sociais uma nota de esclarecimento. “Retiramos tais equipamentos para dar suporte à Feira de Saúde que está ocorrendo na praça da prefeitura. Amanhã (segunda-feira) as unidades estarão com seus materiais com sua normalidade. Qualquer outro argumento é coisa de quem não tem a devida informação ou se tem prefere espalhar boatos com intenções negativas”, disse à época.