Anúncio
Policial

Entrega de títulos de terra e assinatura de convênios marcam encontro em Caetité

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

No Dia da Agricultura Familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou, em Caetité, no sudoeste da Bahia, 214 títulos de terra a agricultores e agricultoras familiares de comunidades remanescentes de quilombos da região. O objetivo é garantir aos agricultores familiares a segurança jurídica e a sucessão rural, que possibilita a permanência das famílias no campo, com qualidade de vida.

O documento permite o acesso a financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além da aquisição de bens duráveis. A ação do Governo do Estado é executada pela SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e realizada em parceria com o Consórcio Alto Sertão, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal.

A entrega foi realizada durante o seminário ‘Parceria Mais Forte – Governo do Estado e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar’, que vem sendo realizado em toda a Bahia para discutir com gestores públicos e a sociedade civil iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia.

Segundo o secretário da SDR, Josias Gomes, a aproximação com os agricultores, os prestadores de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), prefeitos e vereadores ajuda a produzir mais. “Somente nos últimos governos começamos a desenvolver políticas públicas para aumentar a produção e produtividade agrícola. Temos clareza do nosso papel de ajudar a agricultura familiar da Bahia a crescer”, afirmou.

A agricultora familiar Pollyana Pinheiro Silva, da comunidade de Cachoeirinha, em Caetité, destacou que “muita gente ainda não sabe da importância desses títulos. Esse documento é a segurança que a minha terra é, de fato, minha”.

Domínio de terra

No evento, o titular da SDR autorizou a CDA a realizar o reconhecimento de domínio de terra de 13 áreas coletivas, de comunidades remanescentes de quilombo, dos municípios de Ibiassucê e Caetité. Também foram entregues 150 mil mudas de palma a agricultores do Sertão Produtivo, uma ação executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR).

A agricultora familiar Maria Nilza, da comunidade de Santa Luzia, de Caetité, recebeu mil mudas e comentou que elas representam “a certeza de que poderemos alimentar nossos animais com palmas saudáveis, livres de doenças”.

Anúncio

Foi assinado ainda um convênio com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para limpeza de aguadas, no valor de R$350 mil, envolvendo os municípios de Iuiú, Palmas de Monte alto, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Urandi e Tanque Novo, atendendo mais de 300 famílias.

Fonte: Ascom/SDR

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de julho de 2019 05:41

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio