Bahia

Movimento recolheu 15 mil assinaturas contra a construção de barragem de rejeitos

Publicado por
Compartilhado

O movimento “Vida Sim, Barragem Não” realizará o seminário “As contradições do modelo mineral no Brasil e no Alto Sertão da Bahia: os riscos de uma barragem de rejeitos”, no próximo sábado (27). A programação será desenvolvida no auditório da Uneb, campus XII em Guanambi, das 8h às 17h.

Na ocasião, os organizadores recolherão mais assinaturas do abaixo-assinado contra a construção da barragem de rejeitos que a Bahia Mineração (Bamin) pretende construir no leito do Riacho Pedra de Ferro, entre as cidades de Caetité e Pindaí.

Anúncio

O abaixo-assinado físico começou a ser disponibilizado para as assinaturas no dia 6 de junho, dia da manifestação do movimento pelas ruas de Guanambi que obteve a participação de 7 mil pessoas. No entanto, na página do Facebook, já era possível assinar de forma virtual antes dessa data.

Segundo os organizadores, o movimento já havia recolhido aproximadamente 15 mil assinaturas na última contagem e que a proposta é continuar recolhendo até a finalização da ação civil pública que o movimento pretende mover contra a instalação da barragem de rejeitos da Bamin. A data precisa para finalizar o abaixo-assinado ainda não foi definida.

Além disso, alguns participantes do movimento informaram à Agência Sertão que o Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) promoverão ações no sentido de impedir a construção da barragem.

Nos termos do artigo 5º da Lei nº 7.347/85 são legitimados ativos para impetrar uma ação civil pública: o Ministério Público, a União Federal, os Estados-membros, os municípios, as autarquias, as empresas públicas, as fundações, as sociedades de economia mista e, ainda, as associações que tenham sido constituídas há pelo menos um ano e que tenham entre seus objetivos institucionais a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, a livre concorrência, ao patrimônio histórico, ao patrimônio turístico, ao patrimônio artístico, ao patrimônio paisagístico e ao patrimônio estético.

Já o abaixo-assinado trata-se de um projeto de lei que deverá passar pelos trâmites legislativos, para ter força de lei.

A barragem de rejeitos que a Bamin pretende construir terá 180 milhões de metros cúbicos. O riacho Pedra de Ferro é um dos afluentes do rio Carnaíba de Dentro, um dos principais formadores do lago da barragem de Ceraíma, distrito de Guanambi. A barragem de Ceraíma tem capacidade para 58 milhões de metros cúbicos.

Quando questionada, a Bamin diz que investe massivamente em pesquisa e segurança do seu projeto. A empresa já dispõem das licenças ambientais para instalação da mina e da barragem.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de julho de 2019 12:53

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio