Bahia

Inauguração do novo sistema de irrigação de Ceraíma teve a presença da ministra da Agricultura

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado

Geovane Santos | Agência Sertão

O novo sistema de irrigação de Ceraíma foi inaugurado nesta sexta-feira (2), com a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina e do Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.

O ato inaugural aconteceu em frente ao novo escritório da Cooperativa Agrícola de Ceraíma (Cooperc), com vários representantes políticos da região.

Na ocasião, a Ministra da agricultura falou da importância dos programas sociais, no entanto, pontou a necessidade de políticas públicas que incentivem as famílias a desenvolverem meios de serem independentes economicamente. "Nós temos que ter um olhar diferente para aqueles que precisam mais, nós precisamos olhar muito para o Nordeste. Quando o Arthur Maia fala do Bolsa Família aqui, é claro que ela é importantíssima e vai continuar melhor. No entanto, nós precisamos dar a porta de saída, para aqueles que tem como produzir e podem ganhar com o seu suor. Com a ajuda de políticas públicas que possibilitem a vocês dignidade, liberdade de produzir, vender e sonhar cada vez mais", pontua Cristina.

Cristina afirma ainda que além da assistência técnica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai estar em Guanambi e em Ceraíma colocando recursos na agricultura familiar na localidade.

As obras do novo projeto de reestruturação hídrica e modernização do Perímetro Irrigado foram iniciadas em março de 2018. O total do investimento se aproxima dos R$ 20 milhões e são provenientes do Orçamento da União destinados à Codevasf e de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia.

Segundo levantamento da Cooperc, aproximadamente 115 hectares já foram plantados e estão sendo irrigados pelo novo sistema. De acordo com Adilson Santos engenheiro responsável, a perspectiva é atender um total de 130 produtores.

Desde 2008, o projeto de irrigação foi suspenso e a agricultura familiar esteve paralisada por esse período. Mas nos últimos anos, a Barragem de Ceraíma, de onde era proveniente a irrigação atingiu quase 100% de sua capacidade, sendo possível a recuperação de 112 lotes agrícolas, após a conclusão do novo projeto de irrigação.

Geovane Santos | Agência Sertão

Geovane Santos
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

Manutenção em equipamentos diminui oferta de água em Vitória da Conquista e Belo Campo

Uma manutenção emergencial nos equipamentos eletromecânicos da estação de tratamento de água diminuiu o ritmo…

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações…

Sebrae oferece consultoria gratuitas para pequenos negócios em Brumado, Guanambi, Jequié e mais três cidades

Os empresários de micro e pequenos negócios do sudoeste baiano podem ter acesso a consultorias…

Neoenergia coelba removeu 21 toneladas de fios e 369 caixas de internet instalados irregularmente em Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Neoenergia Coelba realizou, na última semana, uma operação especial com foco na remoção de…

Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Entre os dias 1° e 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a seleção…

Motociclista perdeu parte da perna após acidente em Guanambi

Um motociclista de 24 anos ficou ferido com gravidade após um acidente na Av. Prisco…