Bahia

Varas da Justiça Federal de Salvador podem ser “transferidas” para interior

Publicado por
Compartilhado

Salvador pode perder cinco varas da Justiça Federal para compensar municípios do interior do estado. O motivo é um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em julho deste ano, que aponta uma média de sete mil novos processos por ano em Paulo Afonso, Guanambi, Alagoinhas e Jequié.

De acordo com o levantamento, esse número está, em média, 200% superior a distribuição em outras varas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Enquanto isso, varas da capital baiana estão com distribuição considerada pequena; entre as menores do Tribunal. Há varas em Salvador com menos de dois mil processos, enquanto as do interior do estado chegam aos 15 mil.

João Paulo Pirôpo, Juiz Federal Substituto do TRF1, que integrava comissão de juízes baianos, explica que o grupo, inicialmente, se engajou para propor o esvaziamento de competências do interior do estado, para Salvador. “Então, algumas subssessões do interior seriam fechadas, diversos tipos de ações não tramitariam mais no interior, apenas na capital”, disse ao BNews.

Porém, a proposta, avaliada negativamente por Pirôpo, o que o fez abandonar a comissão, foi negada pelo Tribunal. Uma contraproposta foi entregue aos pares, invertendo a ideia. A proposta atual propõe que varas da Justiça Federal devem ser encaminhadas para o interior.

Segundo o BNews, o próximo passo é aguardar uma decisão da Corregedoria do TRF1 sobre a proposta.

Novo TRF8

Paralela à discussão sobre a transferência de varas, está sendo feito um debate sobre a possibilidade da fundação do Tribunal Regional Federal da 8ª Região (TRF8) na Bahia e Sergipe. Segundo João Paulo Pirôpo, a categoria, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), se posicionam a favor da ideia.

“É necessára a criação porque, hoje, a Bahia tá vinculada ao TRF1. Ele é o Tribunal com dimensões continentais, embora tenha apenas 27 desembargadores. Uma insuficiência, hoje, para a quantidade de processos que chegam, a nível de recurso”, disse.

De acordo com o BNews, a possibilidade surge após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, acatar a criação de um Tribunal em Minas Gerais. Porém, Noronha já afirmou que analisará a ideia após fundação do novo TRF.

Via BNews

Esta postagem foi publicada em 16 de agosto de 2019 12:17

Publicado por

Notícias recentes

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024

Programação da Festa de Santo Antônio de Urandi 2024 foi divulgada

Entre os dias 1º e 13 de junho, o município de Urandi, na Região de…

1 de maio de 2024

Concurso da Prefeitura de Irecê encerra inscrições no próximo domingo

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Irecê, na Bahia.…

1 de maio de 2024