Joana Martins e Geovane Santos | Agência Sertão
Aconteceu na manhã deste domingo (18) o Desafio Guaribas, em comemoração ao Centenário de Guanambi. O evento teve o apoio de vários patrocinadores de Guanambi e contou com a participação de mais de 300 atletas, de 29 cidades da Bahia e Minas Gerais. A competição se dividiu em 21 categorias oficiais e não oficiais, sendo elas feminina e masculino.
A competição passou a fazer parte do Campeonato Baiano de Ciclismo, com dois percursos, – Light de 44k e o Pró de 70k. Esse ano, o Campeonato Baiano de Ciclismo foi dividido em 5 regiões, e Guanambi compõe a 2º região. De acordo com a organização, os cinco primeiro colocados de cada região disputarão uma competição estadual. Posteriormente, os ganhadores de cada categoria representarão a Bahia na competição nacional.
Segundo o diretor e árbitro da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Antônio Nogueira, o Desafio Guaribas é um evento supervisionado e arbitrado pela FBC e atraiu atletas de todos os locais da Bahia. “Quando a prova tem validação da federação ela passa a ter pontos para o ranking e isso atrai mais participantes, como é o caso dessa prova em Guanambi”, explica o diretor da FBC.
A UniFG foi uma das apoiadoras do Desafio Guaribas, pois, além de alguns atletas patrocinados pela instituição participarem do evento, os demais atletas receberem atendimentos gratuitos – pré e pós desafio, realizados por discentes e docentes de fisioterapia e nutrição da instituição de ensino.
No evento, muitos guanambienses conquistaram boas colocações, com destaque para as mulheres. No Master A Feminino (44 Km), por exemplo, as oito primeiras colocadas foram atletas de Guanambi. Além disso, a guanambiense Ana Maria de Jesus foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada.
A atleta explica que essa é a segunda competição supervisionada pela FBC que ela participa. Nas duas ocasiões, conquistou o primeiro lugar o que a aproximou da primeira colocação regional, em sua categoria, para competir no âmbito estadual. “Essa é a minha segunda competição supervisionada pela FBC, teve em Itiruçu (BA) e eu fiquei em primeiro lugar, agora em primeiro lugar novamente e a próxima vai ser em Caetité. Se Deus quiser, vou estar participando e conseguindo o primeiro lugar também”, acredita Ana Maria.
Para manter-se com a melhor colocação da região 2, Ana Maria precisa permanecer com o melhor desempenho na somatória de 5 competições realizadas na respectiva região.
Na colocação geral do percurso 1 (70Km), o guanambiense, Júlio César Teixeira Rodrigues ficou na 4º colocação, com o tempo de 2:40:36. No geral do percurso 2 (44 km) o menor tempo foi do guanambiense João Vitor Gama do Amaral, com o tempo de 1:42:40.