23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Ventos frios e nuvens deixarão temperaturas mais amenas em Guanambi até o fim de agosto

Mais Lidas

Os ventos que chegam a Guanambi desde a semana passada começaram a fazer efeito sobre a temperatura nesta segunda-feira (26). Pela manhã, a mínima chegou a 19,7ºC. Com o aumento das nuvens, o sol pouco apareceu e isso impediu o avanço da máxima a 28,9°C.

As temperaturas foram registradas pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

Segundo os dados da estação, as rajadas de ventos passaram dos 50 Km/h durante o fim de semana, atingindo pico de 55,4 Km/h no início da tarde deste domingo (25). Segundo informações de uma empresa operadora de energia eólica, na áreas onde estão instaladas as torres, o vento passou dos 70 km/h.

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, as temperaturas devem cair mais no decorrer da semana. As mínimas podem descer a 18ºC e as máximas não devem passar dos 29ºC até sábado (31).

Previsão / Tempo Agora

Os vento tentem a perder força no decorrer da semana e nebulosidade deve ir embora. Essas condições deverão provocar aumento do calor a partir de 1º de setembro.

O mês deve começar com possibilidade de variações bruscas na temperatura. A chama amplitude térmica, diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas durante o dia, será alta.

A umidade do ar também tende a ficar baixa nos primeiros dias do próximo mês, tendendo a atingir níveis abaixo de 15% entre os últimos dias de agosto e primeiros dias de setembro.

No entanto, antes de 23 de setembro, dia do fim do inverno e início da primavera, o tempo poderá voltar a ficar frio na região. Ao mesmo tempo, em alguns dias dentro deste período, os termômetro poderão marcar máximas acima de de 37ºC, antecedendo pancadas de chuvas isoladas.

Sobre a volta da chuva, as previsões dos principais institutos apontam que é pouco provável que ela caia de forma significativa na região durante o mês setembro.

Os prognósticos de longo prazo apontam que a estiagem agrícola, período sem registro de chuvas de mais de 10 milímetros, deve terminar entre meados de outubro e início de novembro.

Nesta segunda-feira (26), o meteorologista Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia, estará em Guanambi para palestrar sobre os prognósticos de chuva para a região nos próximos meses.

Esta palestra tem sido realizada anualmente em Guanambi. Etchichury vem ao município sempre ao fim do inverno, com participação expressiva de produtores rurais de toda a região.

A palestra começa às 19h, no auditório da Câmara do Vereadores de Guanambi.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas