Bahia

Paulo Etchichury recebe título de cidadão guanambiense e diz que “ano deve ser melhor de chuva”

Publicado por
Compartilhado

O meteorologista Paulo Etchichury palestrou nesta segunda-feira (26) para produtores rurais de Guanambi e municípios da região, sobre as os prognósticos de chuva para Guanambi e Região. Ele também recebeu o título de Cidadão Guanambiense, honraria concedia pela Câmara dos Vereadores a personalidades de fora que prestaram trabalhos relevantes na cidade.

Segundo as previsões de Etchichury, o ciclo chuvoso que se aproxima deverá ser melhor em volume e regularidade do que no período anterior. Segundo dados registrados pela Agência Sertão, choveu 630 milímetros no Centro de Guanambi entre setembro de 2018 e abril de 2019.

“A qualidade da chuva, se vai chover mais ou menos, está associada a condição do Oceano Pacífico. Ano passado estávamos em uma fase quente nesta época, sob influência do El Niño, que em partes, prejudica o regime de chuvas na região. Neste momento, o El Niño já enfraqueceu e estamos observando o oceano Pacífico Equatorial com águas mais frias. Esse cenário, favorece condições para afirmar que o volume de chuvas este ano será melhor do que do ano passado”, disse.

Ele pondera no entanto que a estiagem deverá ser mais longa em relação aos anos anteriores. Segundo a previsão, a chuvas deverão começar entre o final de outubro e o início de novembro. As chuvas mais regulares deverão cair a partir de dezembro, seguindo até meados de abril.

Veja também: Ventos frios e nuvens deixarão temperaturas amenas em Guanambi e Região

“As chuvas devem atrasar um pouco em relação ao ano passado. No lugar de chover entre outubro e novembro, choverá mais entre novembro e dezembro. Depois, em compensação ao atraso, as chuvas devem durar até meados de abril”.

O meteorologista aponta que as condições climáticas indicam a redução do risco de estiagem mais severa entre janeiro e fevereiro. Esta ocorrência tem sido comum nos últimos três anos e tem interrompido o ciclo de produção agrícola.

“Tivemos problemas nos últimos anos com a estiagem em janeiro. Nesta temporada as condições contribuem para melhorar um pouco o volume e distribuição das chuvas, reduzindo o risco destas estiagens mais severas de 40 ou 50 dias. Os modelos mostra um período mais seco entre janeiro e fevereiro, mas ao que tudo indica, este período deverá ser entre 15 e 20 dias.”

Segundo o meteorologista, as condições climáticas atuais se assemelham com as registradas entre os anos de 2005 e 2016, quando foi registrado volume de cerca de 800 milímetros de chuva na região.

Em entrevista à Agência Sertão, além de falar sobre os prognósticos meteorológicos para a região e sobre a homenagem que recebeu, Etchichury falou sobre a importância da preservação da Amazônia para o equilíbrio do regime de chuvas no Brasil e no Mundo.

Ouça a entrevista:

Cidadão Guanambiense

Paulo Etchichury recebeu das mãos do vereador Zaqueu (PD), presidente da Câmara dos Vereadores de Guanambi, o título de cidadão guanambiense. A homenagem foi uma indicação da vereado Maria Silva (PSDB).

Há 24 anos, o meteorologista vem a Guanambi anualmente ao final do inverno falar sobre os prognósticos de chuva na região. Sua vinda em Guanambi é patrocinada pela empresa Bahia Solo e pela Prefeitura.

Paulo Etchichury recebendo o título de cidadão guanambiense ao lado do presidente da Câmara, vereador Zaqueu, deputado federal Charles Fernandes e Prefeito Jairo Magalhães – (foto: Agência Sertão)

Ao receber o título, Etchichury dedicou a homenagem ao ao corpo técnico que pesquisa a meteorologia. Ele lembrou que a ciência vive um momento difícil no país, impulsionado pelos discursos rasos e que estão sendo negados dados de tecnologia para o desenvolvimento das pesquisas meteorológicas. O mais novo cidadão guanambiense disse que a homenagem significa a reafirmação do propósito, do compromisso, e da responsabilidade com o trabalho da meteorologia brasileira.

“Um guri que nasceu no campo, fez escola rural, passava por dificuldades mas teve a oportunidade de estudar. O interesse pela profissão nasceu das vivências da infância com as atrocidades do frio e dos impactos na produção. Estudar o clima me deu a oportunidade de conhecer o Brasil”.

Paulo Etchichury é meteorologista, formado pela Universidade Federal de Pelotas. Sócio-diretor da Somar Meteorologia, consultor de tendências climáticas para empresas de segmentos diversos: cooperativas agrícolas, bancos, indústrias, órgãos estaduais e prefeituras. Especialista no atendimento do setor de energia com assessoria exclusiva para mais de 40 empresas e colunista da revista Globo Rural.

Antes de funda a Somar Meteorologia, Etchichury fez carreira no serviço público, atuando no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Investimento em irrigação

O empresário Luiz Carlos Fernandes, proprietário da empresa Bahia Solo, é um dos responsáveis pela vinda do meteorologista a Guanambi desde 1996. Antes de começar a palestra, ele lembrou das tradições e das observações da natureza, como a posição das portas das casas de João de Barro, o comportamento das formigas, e o comportamento de plantas, como Juazeiro.

Ele disse que o produtor rural da região não pode mais esperar pela previsão de chuva, defendendo investimentos em sistemas de irrigação. “Precisamos investir em irrigação para sermos competitivos na produção agrícola. O projeto de Irrigação no Vale do Iuiú precis sair do papel para promover a geração de emprego e renda na região”.

O prefeito Jairo Magalhães demonstrou preocupação com a falta do abastecimento de água em caminhões pipas sob coordenação do exército. Ele disse que precisou contratar 12 veículos para atendar a população da zona rural com água potável, sendo prevista a contratação de pelo menos mais 5 caminhões nos próximos meses.

O deputado federal Charles Fernandes (PSD) também esteve presente na palestra. Respondendo ao comentário de Luiz Carlos, ele disse que solicitou uma audiência pública para debater o projeto de irrigação do Vale do Iuiú, no entanto, a audiência foi adiada devido a agenda conturbada da Câmara dos Deputados.

Charles disse que continua cobrando a remarcação da audiência e que é preciso força política para viabilizar o projeto.

Tiago Marques / Agência Sertão

Esta postagem foi publicada em 27 de agosto de 2019 00:00

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024

Últimos dias para tirar o título eleitoral

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

Pagamento do Bolsa Família de abril será concluído nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de abril do Bolsa Família. Recebem…

30 de abril de 2024