Câmara de Vereadores de Guanambi realiza entrega de 40 honrarias, veja fotos

Uma sessão solene realizada na noite deste sábado (31) marcou a entrega de 14 medalhas e 26 títulos de cidadão guanambiense. As homenagens fecharam o mês de comemorações pelo Centenário de Guanambi.

Além dos vereadores, o prefeito Jairo Magalhães (PSB), acompanhado da primeira dama Gabriela, e do vice-prefeito (Hugo Costa) participaram da cerimônia. Familiares e amigos dos homenageados lotaram o auditório da Câmara.

O Quarteto Ramos se apresentou antes da sessão e interpretou os hinos Nacional e a Guanambi na abertura.

Os nomes indicados por vereadores passam por uma avaliação da câmara para saber quais os serviços relevantes prestados pelos homenageados, caso exista alguma restrição do nome indicado.

Além dos títulos de Cidadão Guanambiense, foram entregues medalhas  – nos âmbitos da Saúde (Dr. José Humberto Nunes), Empresarial (José Neves Teixeira), Esporte (Dionísio Vilas Boas), Educação (Dr. Laerte Ribeiro), Ação social (Esperança Ribeiro), Justiça (Vilobaldo Freitas), Agropecuária (Nilo Coelho), Legislativo (Prisco Viana) e Cultura (Flávio Avelar David).

As homenagens foram referentes aos anos de 2016, 2018 e 2019. Os homenageados receberam os títulos das mãos dos vereadores que fizeram as indicações.

Os homenageados usaram a palavra para agradecerem pelas indicações das honrarias. A professora Déborah Marques, montes-clarense homenageada com o título de Cidadã Guanambiense, falou da importância da representatividade feminina, ao lembrar que dos 26 homenageados com o título de Cidadão Guanambiense, apenas três são mulheres.

Josias Benevides também falou sobre representação feminina ao receber a Moção de Aplausos, das mãos da vereadora Maria Silvia, representando os autores do livro “Memória e Representações de Mulheres na Política de Guanambi”. “Temos que buscar o equilíbrio de gênero e poder, inclusive pelo equilíbrio na política”, disse.

(Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara)

Veja a lista de homenageados

Cidadão Guanambiense

Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza – Pároco da Paróquia Geraldo Magella – Padre em Guanambi desde 2017. – Natural de Caetité (BA)


Pe. João Silva de Sá Teles – Pároco da Paróquia de Santo Antônio desde 2018 – Natural de Boquira (BA)


Walguimar Cotrim – exerceu diversos cargos político e de organizações empresarias, foi deputado estadual e atualmente é Secretário Municipal de Governo. Mora em Guanambi desde a infância – Natural de Fernandópolis (SP)


Altino Bispo dos Santos – Incentivador do esporte na cidade – Natural de Iuiú


Joalúcio de Almeida Silva – ex-bancário, mora em Guanambi desde os 17 anos de idade – Natural de Riacho de Santana (BA)


Alberto Alves da Silva – Comerciante conhecido na cidade, mora em Guanambi desde 1965 – Natural de Rio de Contas (BA)


Juarez Soares Ferreira – Muito conhecido na cidade pelo trabalho na área de eletrônica – Natural de Caetité (BA)


Cláudio Silva Souza – Comerciante na cidade desde 1997 – Natural de Salvador


João Silva Medeiros – Comerciante na cidade conhecido pelo apelido de Duão, mora em Guanambi há 48 anos – Natural de Rio de Contas

 


Valdir Vitor da Silva – Conhecido pelo apelido de Mosquito, mora em Guanambi desde 1949. Atua há décadas incentivando o esporte na cidade e na região – Nasceu em Poções (BA).


Nelson Castro Amorim Júnior – Agente da Polícia Civil em Guanambi desde 2000 – Natural de Caculé


Edinaldo Oliveira Cerqueira – conhecido pelo apelido de Bai, empresário, corretor de seguros, residente em Guanambi desde 1979 – Natural de Ipirá (BA)


Alexsandro Martins Santos – Empresário do seguimento farmacêutico, reside em Guanambi desde 2008 – Natural de Itapetinga


Fábio Castanha Figueiredo – odontólogo na cidade desde 2000 – Natural de Januária (MG)


Gerson Castanha Figueiredo – Empresário do ramo de distribuição de bebidas, reside em Guanambi desde 1987 – Natural de Januária (MG)


Fausta Couto – pedagoga, doutoranda em Educação, professora no Colégio Luís Viana há 20 anos – Natural de Palmas de Monte Alto


Déborah Marques Pereira Clemente – doutoranda em direito, professora do Centro Universitário UniFG – Natural de Montes Claros (MG)


André Luis Moitinho Fagundes – odontólogo e advogado, atual secretário de Saúde de Guanambi, mora na cidade desde a infância – Natural de Vitória da Conquista


José Aldo Luiz dos Santos – Cinegrafista e fotógrafo em Guanambi desde 2010 – Natural de São Paulo


Agamenon Miranda de Brito – servidor da Codevasf em Guanambi desde 1978 – Natural de Caetité (BA)


Aldo Elias Batista – agricultor no distrito de Ceraíma desde 1987 – Natural de Itiúba (BA)


Abelino Lima de Almeida – Conhecido como pelo, atua há mais de 20 anos como comerciante – Natural de Caetité (BA)


O músico Virgílio Leasi não pôde comparecer comparecer à sessão e foi representado pela esposa. Ele mora em Guanambi desde a década de 90 –  Natural de Jacobina (BA). Ele foi homenagem do vereador Agostinho Lira. José Ayres Fernandes, empresário da área torrefação de café também não pôde comparecer à homenagem.

O meteorologista Paulo Etchichury recebeu a homenagem na última segunda-feira (26), quando esteve na Câmara para palestrar sobre os prognósticos de previsão do tempo para a região.

Medalha Prisco Viana – Mérito Legislativo 2019

Edvaldo Pereira Donato – Conhecido pelo apelido de Vá Donato, foi vereador por cinco mandatos em Guanambi.


Medalha José Humberto Nunes – Mérito na Saúde

Cléber Castro Vieira – médico em Guanambi desde 2002. É diretor de uma clínica médica na cidade.


Medalha José Humberto Nunes – Mérito na Saúde 2018

Hospital do Rim de Guanambi, representado pela diretora Alessandra Gandra Alexandria – a unidade de saúde privada credenciada ao SUS presta relevantes serviços na Região.


Medalha José Humberto Nunes – Mérito na Saúde 2019

Juan Ramón Castellanos Pierre – Médico desde 2010 do Hospital Regional de Guanambi, atualmente é o diretor clínico da unidade – Natural de Santiago de Cuba (Cuba).


Medalha Dr. Laerte Ribeiro – Mérito Educacional 2018 

Március de Almeida Gomes – doutor em Educação Física, professor da Uneb, ex-diretor do Campus XII.


Medalha Flávio Avelar David – Mérito Cultural

Welson Silva – proprietário de uma área de lazer que promove eventos em Morrinhos


Medalha Dionísio Vilas Boas – Mérito Esportivo 2019

Geraldo de Oliveira Rocha Júnior – coordenador de projeto social que promove atividades esportivas para crianças carentes do bairro Alto Caiçara


Medalha Dr. Laerte Ribeiro – Mérito Educacional 2019        

Corpo Docente da Escola Rômulo Neto, representando pela professora Selma Aparecida -Destaque na edução pública


Medalha Nilo Coelho – Mérito na Agropecuária

Arthur Maia – Deputado Federal, autor de emendas parlamentares para obra de reconstrução do perímetro irrigado de Ceraíma


Medalha José Neves Teixeira – Mérito Empresarial 2019 

Hezrom Melo Costa – Comerciante do ramo de farmácia e industrial da área de fabricação de alimentos.


O senhor Lino Teixeira foi homenageado com a medalha Prisco Viana 2018, ele foi representado por seu filho, Bonifácio Teixeira. Lino foi vereador durante nove mandatos em Guanambi. O auditório da Câmara Municipal recebe o nome do ex-vereador.

Jailma Rocha Ribeiro Santana, ex-primeira-dama, foi homenageada com a medalha Esperança Ribeiro 2019 – Mérito em Ação Social. Ela foi representada pela cunhada Desirée Fernandes na entrega da honraria.

Valdir Xavier, comerciante do setor de supermercados, recebeu a medalha José Neves Teixeira – Mérito Empresarial 2016. Ele foi representado por seu filho Márcio Xavier.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile