Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar será realizada neste fim de semana em Guanambi

Foto: Cesol Sertão Produtivo

A Caritas Diocesana, o Centro de Agroecologia no Semiárido (Casa) e a Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), realizarão mais uma Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar em Guanambi.

A programação será desenvolvida nesta sexta-feira (13) e sábado (14), na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), com exposição e comercialização de produtos, além de rodas de conversa e apresentações culturais.

Na sexta, as atividades serão iniciadas às 8h e seguirão até às 23h. Às 14h, duas rodas de conversa abordarão os temas – “Uso de agrotóxicos e os riscos a saúde humana” e “Economia Solidária e Agricultura Familiar: convivência com o semiárido e canais de comercialização”.

Após, serão realizadas oficinas, apresentação de moda de viola e violão e diversas outras atrações.

No sábado, os produtos estarão expostos das 7h às 12h. Às 8h, as rodas de conversa discorrerão sobre os seguintes temas – “As contradições do modelo mineral no Brasil e os riscos de uma barragem de rejeitos na microrregião de Guanambi” e “Mulheres de juventude: Gênero e geração, violência e patriarcado.

No inicio de agosto desse ano, o Cesol também promoveu uma Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar em Guanambi. O evento aconteceu na Praça Gercino Coelho, no centro da cidade.

Guanambi ganhou o Cesol Sertão Produtivo em 2013. A proposta do governo é oferecer aos empreendimentos econômicos solidários (EES) microcrédito, capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira, e espaço para divulgação e comercialização dos produtos.

Além disso, o equipamento público proporciona, gratuitamente, serviços de assistência técnica, transferência de equipamentos e insumos produtivos, e apoio à incubação de empresas e projetos que se enquadram no universo da economia solidária. 

Os Cesol’s são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

Em Guanambi, uma loja do Cesol foi inaugurada em outubro de 2018. A estrutura fica localizada na Rua 1º de Maio, 133, no centro da cidade. Os produtos comercializados são oriundos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar do território Sertão Produtivo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile