Meteorologia prevê intensificação do calor na próxima semana em Guanambi

Foto: Agência Sertão

A última semana de inverno deve ser quente em Guanambi. As previsões meteorológicas apontam para a elevação do calor nos próximos dias.

Nesta semana, o calor chegou com força na região e tende a se intensificar ainda mais. Nesta quinta-feira (12), a temperatura oscilou 15ºC de 6h às 16h. A mínima foi de 20,4ºC e a máxima de 35,4ºC. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado no aeroporto de Guanambi.

Nesta sexta-feira (13), a máxima superou a do dia anterior. Às 16h, o termômetro da estação marcou 36,3ºC e a umidade relativa do ar registrada foi de 10%. A mínima foi de 21,5 ºC, variação de 14,8ºC durante o dia.

No fim desta semana e no início da outra, a previsão dos institutos é de que a temperatura não suba tanto. A intensificação do calor deve acontecer a partir de quarta-feira (18) e as máximas podem superar os 37ºC.

Já as temperaturas mínimas, registradas sempre no início da manhã, sobem um pouco, mas não devem se distanciar dos 20ºC.

A umidade do ar continuará atingindo níveis críticos, podendo baixar para casa dos 10% novamente.

Esses níveis de umidade exigem atenção redobrada com a hidratação. Recomenda-se também que se evite exercícios físicos e atividades laborais pesadas sob exposição ao sol nos períodos mais quentes e secos do dia.

As previsões de chuva para a região ainda são modestas. Os institutos de meteorologia apontam que ela deve demorar a chegar na região.

As previsões mais otimistas são de que as primeiras chuvas expressivas só devem cair de forma generalizada na região entre as últimas semanas de outubro e as primeiras semanas de novembro.

A estiagem agrícola, período sem registro de chuva de pelo menos 10 mm, passa dos 155 dias em Guanambi.

Veja os prognósticos de chuva do meteorologista Paulo Etchchury para a Região de Guanambi.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile