34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Maniaçu realizou 23º Festa da Mandioca

Mais Lidas

Nos dias 14 e 15 de setembro o distrito de Maniaçu realizou a 23ª edição da Festa da Mandioca. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caetité, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) e de Educação, em parceria com o Grupo de Montaria Amigos de Maniaçu e o festeiro Joelton.

Na noite do sábado (14), o tradicional concurso da mandioca abriu os festejos e em seguida teve shows com Bonde Sertanejo e Genilson Lopes. Já no domingo (15), aconteceu o desfile cívico pelas ruas do distrito com elementos de patriotismo e destaque à cultura da mandioca.

O desfile teve a participação de escolas do distrito e região; da fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges; do grupo de percussão das Escolas Municipais Prof.ª Nunila e Zelinda Carvalho; de carreiros e ternos de reis; e dos grupos de montaria Amigos de Maniaçu, Fazenda Lagoa de Fora, Cavaleiros de Maniaçu e São Sebastião.

“Este ano a Festa da Mandioca teve uma ar cultural mais marcante. Um desfile lindo, feito sempre com muito zelo e carinho em todos os seus detalhes. Por isso quero parabenizar e agradecer às escolas que buscam manter viva a cultura do distrito de Maniaçu”, disse a secretária de Educação, a Prof.ª Iamara Junqueira.

O prefeito Aldo Gondim esteve presente nas festividades. “Foi com muita alegria que participei dessa festa tradicional do distrito de Maniaçu. Quero agradecer a todos os amigos pelo carinho e receptividade e parabenizar a todos os envolvidos nessa linda festa. A nossa gestão faz questão de apoiar eventos como esse que valorizam as tradições locais”, destacou.

Um dos destaques da festa foi o Barracão Cultural novidade dessa edição. Realizado com o apoio da Prefeitura de Caetité, a iniciativa foi contemplada através do Edital de Cultura feito pela Secelt nesse ano de 2019.

O espaço recebeu exposição de artesanatos e pintura, exposição sobre a história e costumes da região, premiação da farinha de ouro e apresentação de artistas locais.

“A Festa da Mandioca ganhou esse ano uma iniciativa importante que foi o Barracão Cultural fruto do edital de cultura que lançamos de forma inédita na região. Então isso orgulha o nosso trabalho em ver que a cultura, as tradições e costumes locais estão sendo preservados e divulgados”, afirmou a vice-prefeita e secretária da Secelt, Dr.ª Kelly.

Na tarde do domingo (15) ainda foi realizado a Corrida de Cavalos.

Veja as fotos

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas