A Defesa Civil do Distrito Federal suspendeu hoje (16) o estado de emergência na região, que havia sido decretada na semana passada em razão da baixa umidade na capital. A suspensão se deveu ao fato do DF ter tido dois dias seguidos com a taxa acima dos 12%, limite utilizado como referência pelo órgão.
Embora tenha saído do estado de emergência, Brasília segue em estado de alerta, com umidade na casa dos 20%. A perspectiva é que a seca continue severa pelos próximos dias, com expectativa de chuvas apenas em outubro.
O estado de emergência decretado na semana passada foi o segundo nas últimas semanas. Antes disso, a umidade havia chegado a níveis baixos no início do mês, tendo atingido 8%. Nesse período, a temperatura passou dos 34o C.
Apesar do alívio temporário, a Defesa Civil destaca que as pessoas devem continuar adotando medidas de cuidado em razão da seca e das altas temperaturas. Entre elas está o consumo de pelo menos 2 litros de água, embora o ideal seja 3 litros por dia.
Segundo o subsecretário da Subsecretaria da Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, para quem não costuma tomar muita água, é adequado aumentar o consumo gradativamente. Ele sugere não esperar o corpo demandar, mas procurar beber um copo por hora.
Além disso, é importante evitar atividades físicas entre 11h e 16h e se proteger do sol, evitando ficar em ambiente aberto durante muito tempo e sempre lembrando de passar protetor solar. Em momentos de baixa umidade, o uso do umidificador também é recomendável.
Edição: Fábio Massalli