Gastrônomo lançará livro de receitas em homenagem ao Centenário de Guanambi

Reprodução | arquivo pessoal

O gastrônomo Josué Fernandes Pereira lançará um livro de receitas, no próximo sábado (21), em homenagem ao Centenário de Guanambi. A programação será realizada, às 19h30, na Câmara de Vereadores da cidade.

Intitulado de Memórias Gastronômicas: cem receitas e um centenário de paladar, o livro contem 100 pratos da culinária regional, com sabores que remetem à peculiaridades da gastronomia guanambiense.

Veja nossa cobertura do Centenário de Guanambi

“Essas receitas são da comunidade – de várias mulheres, senhoras e também tem receitas de alguns senhores. No livro, eu reuni todas essas receitas e trabalhei em cima delas”, explica o gastrônomo, que detém os direitos autorais das receitas.

Além disso, o livro contém ainda o trabalho de conclusão de curso (TCC), de Fernandes, que leva o nome do título da obra Memória Gastronômicas.

Fernandes é natural de Guanambi, mas residi atualmente em João Pessoa (PB), onde concluiu sua graduação em Gastronomia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Seu amor pela culinária iniciou em Guanambi, por meio do empreendedorismo. “Eu trabalho com gastronomia há alguns anos aqui em Guanambi, comecei com uma pizzaria e tenho ela até hoje”, comemora Fernandes.

Os sabores, preparados no empreendimento, é uma das opções para o paladar guanambienses desde 2004, no bairro Alvorada.

Para o autor, o lançamento do livro será uma forma de disseminar as riquezas da gastronomia regional, com ênfase nos pratos locais. “A pretensão em lançar o livro é disseminar a gastronomia regional brasileira que é um dos meus focus, e Guanambi tem uma gastronomia forte e comidas atrativas”.

Segundo Fernandes, um artigo sobre o livro, “Memórias Gastronômicas”, será publicado na Revista Analisando em Ciência da Informação (Racin) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),

Além disso, o gastrônomo palestrará sobre a sua obra no I Seminário sobre Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), no dia 27 de setembro, na UFPB, em João Pessoa.

Veja o convite para o lançamento do livro

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile