Prefeito de Palmas de Monte Alto é condenado por pagar internet da prefeitura com recursos do Bolsa Família

Palmas de Monte Alto
Divulgação / Prefeitura de Palmas de Monte Alto

O prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz, foi condenando pela Justiça Federal em Guanambi por irregularidades na aplicação de recursos federais do IGD – Índice de Gestão Descentralizada.

A condenação ocorreu após o Ministério Público Federal (MPF) apresentar denúncia ao constatar que foram gastos recursos com serviços que não guardavam vinculação com a melhoria da gestão do Programa Bolsa Família. As irregularidades aconteceram nos anos de 2008 e 2009.

A ação movida pelo MPF imputou ao gestor a prática de atos de improbidade que causaram lesão ao Erário e atentaram contra os princípios da Administração Pública, sustentando, em síntese, ilegalidades ocorridas na aplicação de verba pública federal proveniente do IGD.

Veja também: TCM reprova contas de ex-prefeito de Palmas de Monte Alto por extrapolar gastos com pessoal

Em sua defesa, Manoel Rubens argumentou que, a utilização de recursos do IGD para a contratação de serviços de internet não constitui qualquer ilícito. Ele também alegou que o pagamento de remuneração de integrantes do Conselho de Assistência Social não denota qualquer irregularidade, eis que a atuação destes está intimamente ligada à execução das ações da Secretaria de Ação Social, na gestão local do Programa Bolsa Família. Por fim, foi alegada a inexistência de enriquecimento ilícito ou de prejuízo ao Erário e a ausência de dolo ou culpa.

Apesar dos argumentos da defesa, o juiz federal, Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, acolheu parcialmente a argumentação do MPF na sentença foi publicada nesta quarta-feira (18).

Lado outro, afirmou o acusado em depoimento pessoal que o serviço de internet ora apurado era prestado para toda a Secretaria (de Assistência Social). Já o próprio contratado, Sr. José Alves Rocha Neto, afirmou perante a Polícia Federal (fl. 144/5) que prestou serviços a todos os setores da Prefeitura. Considerando-se essa hipótese, que está indicada nos Processos de Pagamento nº 1527 e 9304 (fls. 42 e 45), dependendo do número de pontos de internet pode ser que não se vislumbre onerosidade excessiva. Contudo, fatalmente verifica-se desvio quanto à destinação da verba do IGD. Inegável, pois, que a finalidade específica de melhoria da gestão do Programa Bolsa Família ficou prejudicada, eis que a verba fora utilizada para outros tipos de despesas (fornecimento de internet a todos os setores da Prefeitura). Concluo, pois, que tanto numa hipótese como em outra, está constatada a prática de ato de improbidade administrativa que implica em dano/prejuízo ao Erário, na medida em que Manoel Rubens Vicente da Cruz, na condição de prefeito de Palmas de Monte Alto/BA, liberou verba pública vinculada ao IGD sem a observância das normas pertinentes (art. 10, inciso XI, Lei nº 8.429/92), bem como permitiu que o terceiro contratado – José Alves Rocha Neto ME – se enriquecesse ilicitamente (art. 10, inciso XII, Lei nº 8.429/92)“, justificou o magistrado antes de aplicar a condenação.

Manoel Rubens foi condenado por prejuízo ao erário e por ter atentado aos princípios da Administração Pública. Ele deverá promover o ressarcimento integral do dano, apurado no valor de R$8.925,80 (oito mil, novecentos e vinte e cinco reais e oitenta centavos), sobre o qual deverá incidir a taxa SELIC desde 11.11.2009 (data do último pagamento realizado). Não foi aplicada pena de perda de mandato.

O prefeito poderá recorrer do recurso a outras instâncias. O prefeito ainda não se pronunciou após a condenação.

Segundo o Portal Vilson Nunes, o chefe do executivo montealtense responde a pelo menos mais sete ações que estão tramitando na Subseção Judiciária de Guanambi. Alguns processos já estão conclusos para sentença.

Com informações do Portal Vilson Nunes

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile