Prefeitura de Guajeru emite nota após ônibus escolar soltar roda

Reprodução

Andreia Coutinho | Agência Sertão

Após repercussão da postagem feita na rede social Facebook, na última quinta-feira (19), denunciando irregularidades e um acidente com ônibus do transporte escolar no município de Guajeru, a prefeitura da cidade emitiu uma nota negando as acusações.

A polêmica começou após um microônibus que conduzia os alunos da sede do município para a Fazenda Lagoa das Baraúnas, perder uma das rodas.

Na postagem, Eva Santos, autora da denúncia, afirma que a prefeitura está sendo negligente com o transporte escolar no município. A prefeitura, em nota, negou as denúncias de que os serviços prestados pelo transporte escolar nas comunidades rurais são de péssima qualidade e que coloca em risco a vida das crianças.

“O responsável pelos veículos escolares eu quero a respostas, cadê os ônibus amarelos qui estão na prefeitura guardados, e vcs não coloca na fazenda Lagoa das Baraúnas para carregar os alunos porque o ônibus qui estão lá está em tempo de matar aqueles alunos (sic)”, afirma a moradora.

Em nota, a prefeitura diz que procede a informação de novos veículos e que desde 2013 o município adquiriu através dos programas do governo federal, 08 novos ônibus para o transporte de alunos. No entanto, o número ainda não contempla a demanda do município e no caso da comunidade citada, o transporte é antigo e faz parte da frota de terceirizados.

Com relação à denúncia em geral, a prefeitura afirma é uma “atitude de má fé como intuito  de macular o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão”. Reiterando que é garantido todos direitos aos estudantes. No entanto, por se tratar de uma empresa terceirizada, a manutenção e vistoria é apenas cobrada pelo município.

“Acidentes podem acontecer, mas trabalhamos diariamente para que isso não ocorra, sempre cobrando a manutenção dos veículos e vistoriando o transporte escolar do nosso município. Desse modo, por se tratar de um veículo terceirizado, a princípio, faremos a substituição da linha até que os fatos sejam pormenorizados e todas as questões envolvendo o incidente sejam esclarecidas. Ressaltamos que, no caso em questão, nenhum aluno ficou ferido”, afirma a nota.

Apesar do susto passado pelos estudantes e pelo motorista do ônibus, ninguém se feriu no acidente.

O Ministério Público Federal (MPF) tem agido na fiscalização dos serviços de transporte escolar na região. Em Guanambi, uma operação conjunta com a PRF flagrou diversas irregularidades, como veículos em péssimas condições e motoristas inabilitados.

Denúncias sobre irregularidades no transporte escolar podem ser encaminhadas ao MPF, ou por meio da ouvidoria do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 616161.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile